Cotidiano

Projeto leva leitura para crianças e adolescentes de todo o Estado

O projeto acompanha as ações do Chame e do Assembleia ao seu Alcance, percorrendo os municípios do interior e bairros periféricos de Boa Vista

Publicado às 9h09; Atualizado às 10h58

Levar a leitura para crianças e adolescentes carentes de todo o Estado, inclusive para comunidades e vilas de difícil acesso. Esse é o principal objetivo do programa Tesouro das Letras, uma iniciativa ligada à Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

Além de incentivar a prática da leitura e promover atividades diversas, como contação de histórias e brincadeiras lúdicas, o projeto também como característica principal a produção de livros artesanais, utilizando matéria prima de outros que seriam descartados.

“O programa tem um baixo custo, pois a confecção dos livros é feita por meio de reciclagem, reaproveitando material de outros livros que poderiam ter sido jogados no lixo. A equipe recebe das escolas doações de livros ‘fora da validade’ e os transforma em novos”, explica a coordenadora do projeto, Aline Souza Morais.

O projeto possui um espaço físico dentro da sede Procuradoria, sendo levado para as outras localidades do Estado por meio do programa Assembleia ao seu Alcance. Com o grande fluxo de pessoas, uma brinquedoteca acabou sendo criada, proporcionando maior divertimento para as crianças.

“Levamos a leitura para lugares onde geralmente a educação é precária. Infelizmente, até livros faltam nas escolas do interior. Fazemos as crianças enxergarem a leitura como algo divertido, e isso incentiva o hábito”, destacou a deputada Lenir Rodrigues (PPS).

Para ajudar o projeto com doação de livro, o interessado pode visitar pessoalmente na Procuradoria Especial da Mulher, que fica localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, 193, no Centro, ao lado da Clínica Especializada Coronel Mota (CECM). O Horário de atendimento é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

*INFORMAÇÕES: Assessoria Parlamentar Lenir Rodrigues.