Esporte

Projeto social ensina acadêmicos e Público geral a nadar

Público alvo do projeto são pessoas com idades entre 17 e 45 anos

O projeto social “Natação: Um novo estilo de vida” vem ensinando ao longo de três anos, acadêmicos do Instituto Federal de Roraima e público geral a nadar nas piscinas da instituição.

Em parceria com o IFRR Campus Boa Vista CBVC, bairro Pricumã, o objetivo é promover saúde e qualidade de vida como forma de ajudar os interessados a abandonarem o sedentarismo e as tornarem ativas.

Público alvo do projeto são pessoas com idades entre 17 e 45 anos que não sabem nadar. São quatro as modalidades ensinadas, os estilos de nado são: Craw, costa , peito e borboleta. O projeto tem 35 alunos inscritos, porém está aberta uma nova turma com 40 vagas para atender novos participantes no segundo horário das 18h30 às 19h30.

Idealizador do projeto e professor de Educação Física, Ezequiel Ribeiro conta de onde partiu a iniciativa.

“Partiu da necessidade encontrada na comunidade acadêmica e comunidade em geral, pessoas adultas e jovens que não sabiam nadar e queriam aprender depois de adultas. Observando essa necessidade da população, criei o projeto com intuito de fornecer essa modalidade esportiva para as pessoas”, explicou.

Ezequiel conta também como os alunos se sobressaem depois de algum tempo freqüentando as aulas.

“Vejamos, 90% dos participantes não sabem nadar, no início todos entram apreensivos sem dominar nenhuma técnica correta, sem saber fazer respiração e sem noção alguma de natação. Depois de algumas aulas, já por volta de um mês de aula, já observamos uma melhora no condicionamento físico motor de cada participante. Alguns alunos já dominam a técnica correta, o medo de nadar já não existe, o corpo já está adotado e o ganho é visível. Eles sempre relembram o quanto à natação proporciona a saúde e como o resultado e perceptível”, destacou.

Projeto tem como público alvo, acadêmicos e comunidade geral, e é oferecida de forma gratuita, no qual busca pessoas que não sabem nadar e que querem aprender. Atende pessoas que já sabem nadar mais querem aperfeiçoar as técnicas de nado, e também os concurseiros de plantão que pretendem fazer o concurso PM, Civil, PF e Bombeiros. 

O projeto acontece duas vezes por semana, todas as quartas e sextas feiras na piscina do IFRR-Campus Boa Vista, tem duração de 2 horas. 

Publicidade