Propaganda eleitoral do 2º turno inicia nesta sexta-feira

Candidatos ao Governo e à Presidência terão dez minutos todos os dias, em blocos de cinco minutos, na TV e no rádio

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Quando nenhum dos candidatos à presidência ou governo atinge 50% dos votos mais um, as eleições passam para o segundo turno e consequentemente o horário reservado à propaganda eleitoral em rádio e TV é prorrogado. A propaganda eleitoral do segundo turno das Eleições 2018 inicia nesta sexta-feira, 12, e segue até o dia 26 de outubro, dois dias antes da votação.

Cada candidato terá dez minutos, divididos por dois blocos de cinco minutos. Os blocos de rádio serão exibidos pela manhã e próximo ao horário do meio-dia. Já na TV a exibição ocorrerá ao meio-dia e durante o início da noite.

As propagandas em rádio e TV serão veiculadas de segunda-feira a sábado para os candidatos aos cargos de presidente e governador. Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) terão seus programas apresentados das 6h10 às 6h20 e das 11h10 às 11h20, nas rádios. Na TV os horários reservados são das 12h10 às 12h20 e das 19h30 às 19h40.

Antonio Denarium (PSL) e José de Anchieta (PSDB), que disputam o Governo de Roraima, terão o mesmo tempo que os presidenciáveis e terão seus programas exibidos logo após os dos candidatos à presidência. Desta forma, a propaganda eleitoral para governo será exibida no rádio das 6h20 às 6h30, e das 11h20 às 11h30. E na TV das 12h20 às 12h30 e das 19h40 às 19h50.

Além dos programas, haverá a veiculação de pequenas inserções que devem começar pelo candidato mais votado e ser alternada entre cada um dos concorrentes e o tempo será dividido igualitariamente.

O QUE PODE – Desde 8 de outubro, um dia após o primeiro turno, já estava permitida a promoção de carreata e distribuição de material de propaganda política para o segundo turno, bem como a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22 horas, promoção de comício ou utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

No dia 25 de outubro os candidatos têm a última chance de realizarem reuniões públicas ou promoção de comícios para realizar propaganda política. O prazo para participar de debates e veicular propaganda paga em imprensa escrita termina no dia 26. E no sábado anterior à votação do segundo turno, 27, é o último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. (F.A)