Cotidiano

Psicólogos alertam para testes vocacionais de internet

Vestibulandos em Boa Vista têm a opção de realizar encontros com profissionais para saber sua vocação

O período de inscrição para os vestibulares se aproximam. Na Universidade Estadual de Roraima (Uerr), onde são oferecidos 13 cursos, as inscrições começam hoje. Na Universidade Federal de Roraima (UFRR), que oferece 37 opções de graduação, as inscrições começam no próximo dia 10. E nessa época é muito comum que os vestibulandos, a maioria estudantes do Ensino Médio, tenham dúvidas em relação a qual curso pretendem fazer.

É de conhecimento comum a existência de alguns testes vocacionais facilmente encontrados pela internet. Porém, o que pouca gente sabe, é que Boa Vista já conta com psicólogos que fazem testes mais elaborados, em sessões individuais ou em grupo. Os psicólogos clínicos Ingrid Souza e Paulo Barros afirmam que a orientação vocacional é um processo. Ambos fizeram um curso de formação específico para atuar no ramo, e a clínica onde os dois atendem, no Centro da Capital, tem uma parceria com um cursinho local, o que facilita na hora da escolha dos jovens vestibulandos.

Ingrid contou que muitas pessoas creem que a orientação profissional é algo somente ligado a testes vocacionais e que existe um mito em relação ao tema. “O processo é muito mais abrangente, e existe uma parte muito importante a ser considerada sobre o autoconhecimento da pessoa. No caso da orientação, feita da forma correta, a pessoa é levada a refletir sobre suas próprias habilidades, interesses, gostos e aspectos da personalidade”, disse. Existe ainda a parte da orientação sobre as informações profissionais, que abrangem conceitos sobre as áreas do saber, as profissões e uma visão do mercado de trabalho.

O trabalho é feito de maneira a tentar estimular o orientado. “Eles precisam ser ativos neste processo. Somado a tudo isso, também temos a parte dos testes psicológicos propriamente ditos. No caso, todos eles são registrados pelo Conselho Federal de Psicologia e existe um caráter científico, ao contrário das avaliações de internet”, afirmou Ingrid.

Paulo Barros alertou que os testes vocacionais de internet não são confiáveis e podem vir a confundir os ingênuos. “Apresentam uma série de profissões bem diferentes umas das outras, que muitas vezes não têm sequer uma relação. É perigoso. Muitas pessoas que nos procuram sempre falam que já fizeram os testes pela internet e acabaram ainda mais confusos do que estavam ao início”, declarou.

As orientações tendem a ser dinâmicas, feitas inclusive com alguns jogos, para que os orientados pesquisem e obtenham mais informações sobre o mercado de trabalho, por exemplo. “Também passamos contatos de profissionais para que estas pessoas possam buscar mais informações fora do consultório”, explicou o psicólogo.

O processo pode ser feito individualmente ou em grupo, à critério do paciente, e pode ser dividido de oito a dez sessões, uma em cada semana (em alguns casos, pode ser adiantado). Os encontros da consulta individual duram uma hora.

Quando a orientação é feita em grupo, os encontros duram duas horas, também uma vez por semana e divididos em oito a dez encontros. A psicóloga ressaltou que os grupos estimulam as trocas de informações e interação, o que pode auxiliar na busca daqueles que têm dúvidas sobre que carreira desejam seguir. (J.P.P)