Saúde e Bem-estar

Psiquiatra dá dicas para como se portar em confraternizações

A primeira dica é evitar assuntos polêmicos, ou aqueles que as pessoas sabem que há divergência

Atitudes simples como relevar, perdoar, escutar mais do que falar são importantes para evitar brigas e ter um natal mais tranquilo com a família, com amigos e pessoas do trabalho. O momento sugere reuniões e encontros, as famosas confraternizações de fim de ano.

Às vezes encontrar um familiar na ceia de Natal que de certa forma te decepcionou durante o ano, um amigo que se afastou, ou mesmo perdas familiares recentes destas datas de final de ano gera certa frustração na pessoa que não deseja este encontro. Porém, existem dicas que podem ajudar a favorecer o clima natalino de paz entre as pessoas.

“ Quando a família se reúne é inevitável que discussões aconteçam. Pessoas são diferentes e não é o grau de parentesco que vai fazer com que todos pensem da mesma forma. Então, aproveite o espírito natalino para respirar fundo e ter atitudes que deixem a reunião familiar ainda mais agradável” reforça o psiquiatra Alberto Iglesias.

A primeira dica é evitar assuntos polêmicos, ou aqueles que as pessoas sabem que há divergência. “Ter uma ideia contrária ao próximo é um prato cheio para uma discussão, temas como políticas, futebol e religião são muito sensíveis e devem ser feitos com cautela. Nesses casos, também é bom evitar a ‘alfinetada’ e certas brincadeiras que podem ser interpretadas como ofensas” disse o médico.

Planejamento sobre o que cada um levará para o jantar também é necessário. “Tente manter o combinado e tenha um plano B caso algo dê errado, tenha em mente que todas as pessoas estão se esforçando para ter um jantar saboroso e bonito. É bom ter a mesma consideração” relata.

Caso você não possa comparecer ao local em que foi convidado, avise com antecedência. “Se você recebeu um convite para uma confraternização e não poderá ir, é bom deixar o anfitrião sabendo antes, sua ausência poderá ser sentida, é uma questão de etiqueta.” explica.

Enquanto o Natal, tem a capacidade para fechar um ciclo, o Ano Novo é um período de balanço e expectativas para o futuro (Foto: Divulgação)

Se você tem uma família grande, ofereça para levar mais de um prato. “Durante esse jantar sempre há aqueles que levam menos do que irão consumir, fique atento a oferecer o mesmo que os outros” relata.

Evite abusar do álcool. “A bebida alcoólica pode ocasionar mal estar entre os familiares, e também gerar confusões e brigas. É uma data festiva, mas ainda assim, as pessoas devem beber moderadamente e evitar dirigir o carro na saída” disse.

Outra dica é se oferecer para ajudar a arrumar a casa depois da festa. “Quando somos bem recebidos, a ideia é retribuir. Dar uma ajuda na louça ou se oferecer para arrumar a mesa é uma forma de manter o clima da festa agradável” finaliza o médico.

Atitudes simples como relevar, perdoar, escutar mais do que falar são importantes para evitar brigas (Foto: Divulgação)