Cotidiano

R$ 25 mil em produtos são apreendidos no aeroporto

Perfumes, bebidas, iPhones, itens esportivos, equipamentos para aeronaves e uma imitação de arma de fogo foram encontrados em aeronave

Uma imitação de arma de fogo com mira telescópica foi encontrada em uma aeronave executiva no Aeroporto Internacional de Boa Vista na última sexta-feira, 8, durante fiscalização de rotina da Receita Federal. Além da réplica, também foram apreendidos outros produtos de alto valor que juntos representam a quantia aproximada de R$ 25 mil.

O analista tributário da Receita Federal em Roraima, Welton Lúcio, informou que os fiscais conversaram com as quatro pessoas que ocupavam a aeronave.

O avião havia partido dos Estados Unidos e o destino final era o Brasil.

De acordo com a Receita, houve desencontro de informações, o que chamou a atenção dos fiscais. 

“Na verificação mais apurada da aeronave, acabamos encontrando uma grande quantidade de material, com produtos de alto valor, como perfumes, bebidas, iPhones, itens esportivos, equipamentos para aeronaves e um simulacro de arma de fogo semelhante a uma carabina”, explicou o analista.

O simulacro de arma de fogo não é proibido, mas necessita de uma autorização de importação controlada do Exército Brasileiro. No entanto, nenhum dos envolvidos chegou para apresentar o material que estava escondido em alguns lugares de difícil acesso. 

“No caso, foi cometida uma infração só constatada após a busca na aeronave”, completou.

Vale ressaltar que as quatro pessoas envolvidas não foram presas, sendo feita somente a retenção da mercadoria. 

“São apreensões distintas porque temos materiais que são de importação permitida e de importação controlada. Será feita a análise de cada caso”, reforçou o analista.

Após a apreensão, a previsão é que seja instaurado um processo administrativo fiscal em que haverá um auto de infração e, dependendo de cada situação, o material poderá ser doado, colocado em leilão ou destruído.