Cotidiano

Rádio Folha será FM a partir do próximo mês

Expectativa é que o novo modelo de transmissão aconteça a partir do dia 21 de outubro, aniversário de fundação do jornal e da rádio Folha

A partir do próximo mês, os ouvintes da Rádio Folha poderão ficar por dentro da programação em Frequência Modulada (FM), com a frequência 100,3. A migração de AM para FM será concluída após a publicação do ato pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União (DOU) no início da semana.

No documento do dia 2 deste mês, o ministro Gilberto Kassab assinou o Termo de Aditivo que concedeu a adaptação de AM para FM da Editora Boa Vista nos municípios de Bonfim e Boa Vista, um processo que perdurou por anos.

De acordo com a diretora-geral da Editora Boa Vista, Paula Cruz, a demora se deu por conta da burocracia da migração, que depende de uma série de documentos técnicos e exigências do Ministério das Comunicações.

“Quando se faz as coisas corretamente, são muito mais difíceis. Eu me surpreendo em saber que outras rádios abriram com uma rapidez e ver que a nossa foi com muito esforço. Foi muito difícil. A gente passou muito tempo atendendo a todos os pedidos, mas agora, legalmente, nós já estamos com a autorização para fazer a migração”, afirmou.

Ela explicou ainda que o processo é ainda mais complicado para o Grupo Folha por se tratar de uma empresa familiar, em que cada um fica um pouco responsável pela administração do Grupo e depende do mercado para fazer novas aquisições. Além disso, há ainda a colaboração de parceiros que ajudaram na viabilização do projeto.

“Obviamente que nós tivemos o auxílio de muitas pessoas e nominar qualquer uma delas seria uma injustiça, caso nós esquecêssemos alguém”, frisou.

ANIVERSÁRIO DA FOLHA – A diretora explicou que agora restam apenas as adequações técnicas para a mudança ser definitiva e que a equipe está trabalhando para que tudo esteja concluído até o dia 21 de outubro, uma data emblemática quando a Folha completa 35 anos e a Rádio Folha 15 anos.

“A nossa estimativa é colocar a Rádio FM para funcionar no dia 21 de outubro, que é a nossa data de fundação. É uma data histórica para a Folha, já que nenhum veículo de comunicação impresso passou tantos anos no mercado. A gente só tem a comemorar a credibilidade e o prestígio que os leitores e ouvintes dão para a gente”, completou.

Ouvintes podem participar de consulta pública para montar nova programação

A Rádio Folha FM terá uma nova programação, mas ainda manterá a sua identidade, priorizando a participação dos ouvintes em todas as suas etapas, seja participando dos programas ao vivo, fazendo denúncias para o jornal ou pedindo suas músicas favoritas. Para tanto, há cerca de um ano, a equipe vem coletando informações através de uma consulta pública disponível no site da Folha.

O objetivo também é criar um perfil do ouvinte da Rádio Folha e saber que horas ele mais acompanha a transmissão, o que mais gosta de ouvir, qual gênero musical é seu favorito e o que mais sente falta em outras emissoras do Estado.

“A nossa intenção é fazer uma rádio que as pessoas tenham prazer de ouvir, que tenha a cara de Roraima e para as pessoas de Roraima. A gente está todo dia monitorando quem responde a consulta, para fazer uma grade que seja da forma como as pessoas querem”, explicou Paula Cruz.

A diretora-geral do Grupo Folha ressaltou que a ideia é manter o veículo como um porta-voz da sociedade, diferente de outras emissoras que proíbem ou monitoram as participações dos ouvintes, deixando falar apenas o que lhe convém.

“A Rádio Folha não teve isso na AM e vamos manter a mesma seriedade na FM. Ela vem com o mesmo espírito do Grupo Folha, onde as pessoas sabem que vão poder ligar para a rádio e falar, sempre respeitando o direito dos outros. A população vai continuar tendo voz e vez”, completou. (P.C.)