Cotidiano

Reajuste de mensalidade só pode ser aplicado um ano após portabilidade

Quem migrou da Unimed Boa Vista para outro plano de saúde, por exemplo, não será afetado por reajuste de 13,55%

O reajuste de 13,55% aplicado aos planos médico-hospitalares individuais/familiares, autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), não atingirá o bolso dos usuários dos planos da Unimed Boa Vista.

Isso porque a empresa hospitalar decidiu não aplicar o aumento no restante de sua carteira de usuários. Os clientes antigos, que realizaram a portabilidade para outros planos, também não terão o valor da mensalidade reajustado, visto que precisam completar um ano de contrato com a nova prestadora do serviço.

A Unimed em Boa Vista parou de vender planos de saúde e atualmente a função fica a cargo da Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (Unimed FAMA). Segundo a Unimed Boa Vista, nem os atuais usuários do plano e nem os que já migraram para a FAMA sofrerão o reajuste.

“Devido à decretação da Portabilidade Extraordinária de Carências de sua carteira de usuários até o dia 12 de junho, com posterior cancelamento de seu registro de Operadora de Planos de Saúde, não será aplicado o reajuste no restante de sua carteira de usuários de planos individuais e familiares”, informou.

A unidade afirmou ainda que os antigos usuários da Unimed Boa Vista, que realizaram portabilidade de carências para outras operadoras, só poderão ter o valor do plano de saúde reajustado em 2018. “É importante informar que, ao aderirem a portabilidade, foi realizada uma nova adesão a um novo plano e uma nova tabela, que somente poderão ser reajustados após um ano de vigência. Sendo assim, o reajuste daqueles que realizaram portabilidade para planos individuais/familiares só poderá ser feito no ano que vem na data de aniversário do novo contrato”, explicou.

GEAP – A Folha entrou em contato com a Geap Autogestão em Saúde, uma operadora de planos de saúde que funciona em todo o Brasil, para saber se a empresa reajustaria o valor, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria, às 19h.

ANS autoriza reajuste de até 13,55% para os planos de saúde em todo o Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em até 13,55% o índice de reajuste a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares a partir de maio, em um período válido até abril de 2018. A regra atinge cerca de 8,2 milhões de beneficiários, uma fatia de 17,2% dos 47,5 milhões de clientes de operadoras de assistência média privada do país.

De acordo com a ANS, o reajuste pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. A metodologia utilizada pela ANS para calcular o índice máximo de reajuste anual dos planos individuais/familiares é a mesma desde 2001 e leva em consideração a média dos percentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos contratos de planos coletivos com mais de 30 beneficiários.