Cotidiano

Reforma consiste em troca de piso de areia por cimento

Obra, conforme placa, é de construção e adequação de playgrounds e ajustes para realização da academia ao ar livre

Ao passar pela Praça Municipal Matheus Yukio Sato, localizada no bairro Centenário, quase não se percebe que o espaço está passando por uma revitalização. Inaugurada em janeiro do ano passado, a unidade deveria contar com ações de reforma dos parquinhos infantis, além de ajustes para realização de aulas da academia aberta, mas até agora só teve o piso de areia trocado por um de cimento.

A placa de informações da Prefeitura de Boa Vista indica que o local foi um dos contemplados com ações de “construção e adequação de playgrounds e academia ao ar livre em diversas praças no município de Boa Vista”. O valor geral da obra é de mais de R$ 2,8 milhões pagos com recursos próprios, porém, não há em detalhes quanto dessa quantia foi destinada para a praça do Centenário ou nas demais unidades da cidade.

Indica ainda que a obra teve início dia 20 de agosto e prazo de término para o dia 15 de dezembro, daqui a dez dias, porém, os moradores da região afirmam que são poucos os trabalhadores que passaram por lá nesse período. Enquanto a equipe de reportagem da Folha esteve por lá na manhã de ontem, 4, não foi visto um funcionário trabalhando. Só quem esteve por perto foram os servidores realizando trabalho para as obras de recapeamento do bairro.

SITUAÇÃO DAS OBRAS – Além da placa de informações, a praça conta com dois espaços isolados com tabiques: um deles que separou um playground e mudou o piso de areia para cimento; e outro que separou uma única árvore.

Agora, os tabiques estão vandalizados e quebrados, junto com outras irregularidades, como grades da quadra de basquete, vidros quebrados, quiosques pichados em alusão a facções criminosas. A reforma inacabada deixou o espaço descuidado, com bancos e pisos quebrados, em especial, na rampa de acessibilidade para cadeirantes.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para obter informações sobre a reforma da praça, quais as atividades de revitalização que estavam em andamento e o prazo para entrega da unidade, além do orçamento destinado para a reforma, porém, não obteve retorno até o fechamento da edição no fim da tarde de ontem.

Guarita da Guarda Municipal nunca funcionou

Janelas da guarita estão quebradas (Foto: Paola Carvalho/Folha BV)

Outro problema levantado por moradores da região é a falta de segurança no local, já que a guarita da Guarda Civil Municipal nunca chegou a funcionar. Hoje, a guarita se encontra depredada, com vidros quebrados, em aparente abandono. A informação é que uma lanchonete que funcionava no local fechou as portas por conta da constante ação de criminosos. Por conta da ausência de uma equipe fixa de segurança, muitas famílias deixaram de comparecer com a frequência que gostariam, diz uma moradora que preferiu não ser identificada.

“O pessoal ainda vem, tem muita família com criança que gosta de passear, pessoas que gostam de fazer exercício. Mas aparecem aqueles marmanjos pra jogar nas quadras e a gente fica sem espaço, eles vêm e quebram tudo”, revelou. “O bairro é muito família, se eles arrumarem e deixarem um guarda para vigiar seria muito melhor”, completou. (P.C.)