Cotidiano

Residencial Vila Jardim está há uma semana sem água

Moradores garantem que situação é crítica e que não conseguem encher baldes para fazer reserva em eventual problema; Caerr pede compreensão até que problema seja resolvido

Moradores do Residencial Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite, já não sabem mais o que fazer com a falta de água no local. O problema já dura há mais de uma semana, sem qualquer tipo de resolução por parte da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), conforme relataram.

Segundo eles, pela manhã até tem água, mas é tão fraca que não é possível encher baldes para reserva. À tarde e à noite, se completam horas inteiras sem qualquer sinal de que o abastecimento voltará ao normal. Em alguns prédios do residencial, como no Andiroba, a água chega somente nos primeiro e segundo andares e não há como os vizinhos compartilharem entre si.

“Precisamos que venham resolver nosso problema, porque não é somente uma família. Isso mexe com 16 famílias, já que moramos em blocos. Mediante isso, as pessoas não têm como tomar banho, ir trabalhar e levar as crianças para a escola. É uma dificuldade muito grande aqui. Isso é lamentável”, criticou Marcelo Oliveira, administrador de empresas e síndico de um dos prédios.

Ele enfatizou que a situação fere o direito do consumidor, principalmente porque no residencial a taxa cobrada na conta de água chega a quase R$ 200 em alguns apartamentos. Sobre isso, Oliveira relembrou que chegaram a fazer uma tarifa social no governo anterior, mas que com a mudança de gestão o acordo não continuou.

“No [bloco] Andiroba, colocamos uma torneira para compartilhar, mas é rápido que acaba. Por exemplo, chegou água agora e todo mundo ficou animado, mas acabou cinco minutos depois. É uma falta de respeito. Não tivemos nenhum posicionamento por parte da Caerr. A empresa tem que tomar previdências”, frisou.

Já Evandro Pereira, síndico do prédio Buritis, disse que chegou a procurar a Companhia de Águas, mas não conseguiu uma resposta oficial para o que estava acontecendo nem de quando poderia ter solução.

“Não avisam quando vão cortar e tem muita gente que trabalha fora, quando chega, já não tem água”, destacou.

Pereira relatou que em uma das tentativas de resposta foi informado que o problema estava nas constantes quedas de energia e que isso teria prejudicado o fluxo da água para o Vila Jardim.

 “Vem da caixa d’água do Caranã e quando falta energia lá, desabastece aqui. Temos um reservatório e caixa, mas fica dependendo para ter o abastecimento”, afirmou.

Caerr garante que problema está relacionado à estiagem

Por meio de nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que, durante o período de estiagem, há uma redução no nível do Rio Branco e, consequentemente, uma queda na pressão das redes nos bairros mais distantes, considerados ponta de rede, entre eles o Cidade Satélite. Além disso, o consumo aumenta significativamente neste período. Porém, mesmo com este quadro, a companhia descarta a possibilidade de racionamento.

“A companhia está buscando soluções para manter a normalidade do sistema e pede a compreensão de todos os moradores para o uso racional da água durante as manobras realizadas pelos técnicos da Caerr”, prosseguiu a nota.

Por fim, a empresa ressaltou que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais diretos de comunicação disponibilizados pela empresa, entre eles, o 0800 280 9520, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h, o aplicativo de celular Caerr Mobile, que possibilita o acesso aos serviços da empresa, o www.caerr.com.br, onde o cliente pode sugerir e registrar demandas por meio do atendente virtual “Ed”. (A.P.L)