Cotidiano

Roraima ainda não está livre do Sarampo

O Estado possui 355 casos confirmados, segundo o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI)

Dados do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI) apontam que o estado de Roraima ainda está situação de surto para o sarampo. A doença reapareceu em fevereiro do ano passado e ainda não foi totalmente erradicada.

Dos 575 casos notificados, 355 deram positivo para a doença, 07 estão sob investigação e 213 foram descartados.  Boa Vista continua sendo o município com maior incidência de casos.

“São 329 casos notificados na capital e 178 confirmados. Amajari vem logo em seguida com 107 casos notificados e 79 confirmados, e em terceiro lugar vem Pacaraima, com 81 notificações e 60 confirmações. Nos demais municípios como Cantá, por exemplo, recebemos 16 notificações, em Caracaraí foram 07 e em Rorainópolis foram 16 casos”, relatou o gerente do NEPNI, Rodrigo Danin.

Ainda segundo Danin, para declarar o fim do surto do sarampo no Estado, é necessário 90 dias sem notificações de casos da doença na região. “O Estado ainda recebe notificação de casos, embora esses números tenham diminuído. A última notificação ocorreu em dezembro, entre os dias 23 a 25. Então temos alguns, mas ainda falta muito para declarar o fim do surto”, completou.

Na capital, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), apenas 12 dos 53 bairros de Boa Vista não apresentaram casos confirmados de sarampo. Para quem ainda não recebeu a dose da vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima para imunização.

“A vacina continua disponível e é o meio mais eficaz para a prevenção, pois a doença é transmissível por um vírus altamente contagioso pela fala ou tosse da pessoa infectada, então quem não se vacinou deve se prevenir”, orienta o gerente do NEPNI.