Cotidiano

Roraima antecipa Campanha de Vacinação contra H1N1

Acordo foi feito durante reunião em Brasília entre representantes da Sesau e do Programa Nacional de Imunização

Roraima entrou oficialmente em alerta por conta dos primeiros registros de casos confirmados de Influenza A (H1N1). Em razão disso, o Estado conseguiu antecipar a campanha para o dia 10 de abril. Medida foi adotada durante reunião em Brasília (DF) entre as equipes do PNI (Programa Nacional de Imunização) e da Sesau (Secretaria de Saúde) nesta terça-feira, 19.

Durante o encontro, foi acordado que o estoque de vacinas contra a doença deve chegar até o fim deste mês a Roraima, para que a campanha de imunização seja iniciada brevemente. O dia 4 de maio foi escolhido como ‘Dia D’ da campanha.

A equipe da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) foi articular essa antecipação por conta da preocupação com a situação do Amazonas, estado vizinho, que está em surto da doença.

“Nossa vinda aqui foi para fazer articulações, buscar ajuda para resolver os problemas relacionados aos agravos registrados em Roraima e, até este momento, o Ministério da Saúde tem colaborado muito com as nossas demandas”, explicou Neila Macedo, coordenadora da CGVS.

Além do vírus H1N1, também entraram em pauta com a equipe do MS outros agravos que ocorreram recentemente no Estado, como a difteria, malária e dengue.

MAIS UM CASO – Roraima confirmou o segundo caso de Influenza A (H1N1) neste ano. Uma mulher de 37 anos deu entrada no HGR (Hospital Geral de Roraima) e, após ser avaliada e receber orientação médica quanto ao diagnóstico, foi liberada pela unidade de saúde.

A paciente não faz parte dos grupos de risco da doença. Ela foi medicada e já está fora de perigo.

Na terça-feira (12), foi confirmado pela Sesau o primeiro caso da doença no Estado em 2019. A paciente de 26 anos deu entrada no HGR com sintomas da H1N1 e, após receber o tratamento adequado, também foi liberada.

A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) informou que não há mais nenhum outro caso suspeito até o momento. Os dois casos foram confirmados por meio de coletas semanais feitas nas unidades sentinelas: HGR, administrado pelo Estado, e o HCSA (Hospital da Criança Santo Antônio), administrado pelo município de Boa Vista.

AÇÕES – A Sesau, por meio da CGVS, já trabalhava com ações relacionadas ao H1N1 antes mesmo da confirmação do primeiro caso de 2019.

No início deste mês, foi emitida uma Nota de Alerta aos profissionais de saúde, para que se mantenham sensíveis à identificação precoce de casos suspeitos do agravo.