Cotidiano

Roraima anuncia início da colheita de soja

Enquanto nas demais regiões do país os produtores ainda cultivam a safra 2014/15, Roraima já vai começar a colheita das lavouras de 2013/14

Nos próximos dias 26 e 27, a Comissão de Produtores de Soja do Estado, em parceria com a Expedição Safra, abrirá oficialmente a colheita de soja em Roraima. Enquanto nas demais regiões do país os produtores estão no cultivo 2014/15, em Roraima as colheitadeiras estão indo para as lavouras da temporada 2013/14. Conforme o coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, esse fator de entressafra dá ao Estado um diferencial competitivo que nos coloca em evidência no restante do país.
Com 18 mil hectares cultivados, o Estado tem potencial para colher 50 mil toneladas do grão, crescimento de mais 100% comparado com a colheita de 2012/13.“A expectativa é que para o próximo ano o Estado possa dobrar a produção de soja. E, a longo prazo, estipulado até 2019, poderemos alcançar 120 mil hectares de produção de soja”, disse o coordenador.
Dois fatores contribuem para esse crescimento significativo de produção local. Segundo Giovani Ferreira, o primeiro é a entressafra. “Enquanto se planta nas demais regiões, em Roraima nós colhemos. Isso faz com que seja colocada uma soja no mercado quando no restante do Brasil não tem disponível”, explicou.
Outro fator é a logística diferenciada e facilitada, tanto por Manaus (AM)  quanto por Miritituba (PA). Exemplo disso foi na safra passada, quando os produtores locais fecharam um único contrato com os russos de 23 mil toneladas de soja, exportado pela capital amazonense. “É tão marcante esse diferencial competitivo que Manaus não tem uma estrutura graneleira, que permite a exportação em grãos em porão de navios. Então, para isso, foram usadas degas, que é uma logística mais complicada. Mesmo assim, saiu mais barato e viável comprar soja de Roraima”, frisou Giovani Ferreira.
O potencial renovado da produção com a incorporação de novas áreas ao sistema produtivo têm atraído grandes grupos e novos produtores à região. É o que afirma o produtor Geison Nicaretta, integrante da comissão que vai abrir oficialmente a colheita em Boa Vista, na parceria com a Expedição Safra. “O Estado não desenvolvia seu potencial produtivo por questões fundiárias. As terras pertenciam à União e, a partir da Lei de Transferência de Terras, em 2009, o governo estadual passou a ter o direito sobre o território e maior autonomia na regularização junto aos órgãos ambientais”, explicou.
Giovani Ferreira, que esteve em Roraima em julho deste ano com uma equipe de técnicos e jornalistas para avaliar o potencial da região, acredita que, vencidas as limitações das implicações referentes à regularização fundiária, o grande balizador da expansão da agricultura no Estado é o mercado. “Se estiver favorável, pode resultar em um acréscimo de até 20 mil hectares de lavoura por ano”, destacou.
DEMANDA REPRIMIDA – De acordo com o produtor Geison Nicaretta, terras próximas à Capital, Boa Vista, que têm grande potencial de produção da oleaginosa estavam com a demanda reprimida. “A regularização fundiária trouxe benefícios, como a obtenção de licenças ambientais para os terrenos e, ainda, permitiu alavancar recursos para investimento. Além disso, o governo está sendo parceiro com quem tem interesse em investir na região”, destacou.
Pelo fato de estar localizado no Hemisfério Norte, situação que propicia condições agroclimáticas diferenciadas das outras regiões produtivas do país, Roraima segue o calendário dos Estados Unidos, onde a colheita de grãos está apenas começando. A diferença é a safra, que a dos norte-americanos é a 2014/15 e a de Roraima ainda é a de 2013/14. O plantio é feito no mês de maio, quando as chuvas são mais intensas, iniciando-se a colheita na primavera, entre os meses de setembro e outubro.
EXPEDIÇÃO SAFRA – A Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Para ampliar a discussão sobre mercado, na temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os roteiros extraordinários com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, o destino é a África. (JL)