Cotidiano

Roraima possui 589 casos notificados da doença

O primeiro caso foi notificado em fevereiro de 2018

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica, o caso de Sarampo mais recente confirmado da doença em Roraima foi no início de dezembro de 2018. Até agora, 12 casos ainda permanecem em investigação, sendo 7 notificados em janeiro desse ano.

Roraima possui 589 casos notificados da doença, 357 casos confirmados, 220 descartados e 12 permanecem em investigação. O primeiro caso foi notificado em fevereiro de 2018.

Após quase um ano do início do surto de sarampo em Roraima, será realizado um levantamento para verificar a cobertura vacinal da população.

O chamado Inquérito Vacinal vai ocorrer em Boa Vista e uma equipe do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações), participa da capacitação realizada por técnicos do MS (Ministério da Saúde).

“Vão ser sorteados alguns bairros e residências a serem visitados. As equipes irão verificar o cartão de vacinação das crianças nascidas em 2016, que são o público-alvo deste trabalho”, explicou Carmem Muniz, gerente do NEPNI.

Os técnicos que vão realizar esse trabalho não irão vacinar as crianças. “O objetivo principal é verificar como está a cobertura vacinal. Isso vai nortear as ações de vacinações futuras, pois teremos uma noção real de como está a cobertura vacinal”, complementou Carmem.

O Ministério da Saúde escolheu outras capitais para passarem pelo Inquérito Vacinal. O trabalho também será feito em Manaus-AM, Porto Alegre-RS, Goiânia-GO e São Paulo-SP.

Em Roraima, os trabalhos têm previsão de começarem na próxima semana e inicialmente será feito apenas nos bairros da capital Boa Vista, cujo município registrou o maior número de casos até agora, atingindo 344 notificações e 181 confirmações.