Cultura

Roraima terá primeira bailarina no Conservatório Nacional

Manuela Prym, de apenas 14 anos, já participou de intercâmbio no Miami City Ballet e foi premiada em 2018 no Festival Internacional de Dança da Amazônia

Manuela Prym, esse é o mais novo nome de destaque no cenário do Ballet Clássico de Roraima. A bailarina de apenas 14 anos, formada pela Escola de Dança Cristina Rocha, sagrou-se a primeira bailarina de Roraima a ser aprovada nas audições da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, em Portugal. As audições ocorreram no histórico Teatro da Paz, em Belém (Pará), no último mês de setembro, oportunidade na qual a bailarina concorreu com candidatas de todo o país.

O Ballet Clássico entrou na vida da jovem Manuela muito cedo, quando ela tinha apenas 4 anos. Sua mentora, Cristina Rocha, lembra que a bailarina sempre se destacou por sua concentração e dedicação à dança.

Manuela Prym embarca para Lisboa em 2019 (Foto: Arquivo pessoal)

 “Manu começou a ter classes de ballet na turma infantil e desde o princípio era nítida a sua desenvoltura mesmo com pouca idade, ela sempre foi uma aluna dedicada e muito compenetrada. Esse traço da sua personalidade é essencial para quem almeja destacar-se no mundo das artes, e a prova disso é que hoje Roraima passa a ser representada por ela no cenário do ballet de Lisboa”, destacou a professora.

A bailarina é formada pela Escola de Dança Cristina Rocha (Foto: Arquivo pessoal)

Manuela já participou de intercâmbio  no Miami City Ballet, de diversos espetáculos de Ballet realizados em Roraima e foi premiada em 2018 no Festival Internacional de Dança da Amazônia – FIDA, na coreografia ‘Crisalites’, apresentada em conjunto com o Corpo de Baile da Escola de Dança Cristina Rocha. Também teve a oportunidade de apresentar-se nos tradicionais festivais Passo de Arte, em MG e CE.

Para a bailarina, esse é apenas mais um passo para a realização de seu grande sonho – ser uma bailarina reconhecida mundialmente. “Desde criança eu me dedico à arte da dança, esse sempre foi meu sonho. É na ponta dos pés que eu reconheço o melhor de mim e é assim que quero seguir minha vida, até um dia poder ser reconhecida mundialmente pelo ballet que iniciei aqui em Roraima ao lado da professora Cristina”, acrescentou a bailarina.

As audições ocorreram no histórico Teatro da Paz, em Belém, no Pará (Foto: Arquivo pessoal)

Manuela Prym embarca para Lisboa já em 2019, onde participará do intercâmbio de ballet clássico, na sede da renomada Escola de Dança do Conservatório Nacional. Esta é a primeira vez que uma bailarina de Roraima participará dessa importante companhia.

Escola de Dança Cristina Rocha

A Escola de Dança Cristina Rocha, que neste ano completa 25 anos, já integra o cenário nacional e mundial da dança clássica, com participações importantes no Festival de Dança de Joinville – SC, Festival Internacional de Danças da Amazônia – PA, Passo de Arte em MG e CE, e também em companhias internacionais como o Miami City Ballet, na Flórida, e Joffrey Ballet em Nova Yorque.  A Escola já recebeu mais de  20 premiações em festivais e encaminhou 55 bailarinas para companhia nacionais e internacionais.