Cotidiano

Roraima termina competição com quatro medalhas

Resultado é considerado o melhor do estado em participações nacionais

As atletas do Skate Camila Colares da Estacio e Sathya Bezerra da Faculdade Cathedral, conquistaram 4 medalhas, sendo 2 (duas) de prata e 2 (duas) de bronze no bowl e Street, respectivamente, durante as competições da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018.

A dupla do vôlei de praia Frank e Luiz Felipe, da UFRR, alcançaram o 13º. Lugar, e a dupla feminina Tayla e Josyene a 17º colocação. No vôlei de quadra a equipe da Estacio conquistou a 10ª. colocação. Para os atletas, o nível da competição vem crescendo nos últimos anos e a falta de incentivo e de campeonatos estaduais dificulta o entrosamento e ritmo de jogo.

Recorde Roraimense

Um feito muito importante da natação foi que embora a equipe não tenha alcançado medalhas os atletas conseguiram baixar seus tempos e saíram da competição muito satisfeitos, prova disso é o atleta da Estácio Greyke Terra que quebrou o recorde estadual roraimense sênior na prova de 200m nado peito com o tempo de 2’43,91”, o recorde anterior era do mesmo nadador com o tempo de 2’44,19”, obtendo assim o 13º lugar do Brasil.

Jubs Acadêmico

Na competição do Jubs Acadêmico onde cada atleta apresenta um artigo cientifico no tempo de 20 minutos para uma banca composta por professores doutores e pós doutores, os acadêmicos de fisioterapia da Faculdade Cathedral Nathalia Soares (13º) e Walterlan Marques (7º) conquistaram o 4º Lugar geral por equipe na competição.

Tal resultado mostra que a educação sempre precisa vir aliada ao esporte e que a modalidade mostra que os acadêmicos a cada ano se dedicam ainda mais na pesquisa cientifica. Para o coordenador da modalidade Prof. Sandro Melo, a modalidade veio para ficar e tem mostrado a qualidade dos trabalhos tendo em vista vários serem estudantes de mestrado e doutorado.

Nesta edição, a delegação de Roraima é composta por 39 atletas, segundo a presidente da Fuer, Elaine Morellato, a cada ano o desempenho dos atletas roraimenses melhora.

“Todos os nossos atletas se esforçaram muito para conseguir subir ao pódio e sei que a cada ano eles evoluem mais. Parabenizo a todos pelo esforço e pelas medalhas alcançadas, próximo anos trabalharemos mais junto aos atletas e IES para crescer ainda mais”, destacou a presidente.

Porém destacou ainda que a falta de aplicação do recurso destinado ao desporto universitário por parte do governo do estado dificulta o crescimento da competição a nível estadual e causa uma desmotivação por arte dos atletas que tem que suportar o pagamento das passagens aéreas e inscrição do evento.

A etapa nacional dos JUBs é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), nessa edição estiveram envolvidos mais de 3 mil pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes, organização e voluntários.

Fonte: FUER