Esporte

Roraimense se prepara para disputa do Sul-Americano

Cristefy Bruno conquistou neste ano os títulos do Campeonato Roraimense, Brasileiro e Mundial e busca sua quarta conquista em 2018 pelo juvenil.

Cristefy Bruno Santos de Nazaré da Academia PF Team JC Bonfim será o representante de Roraima no Sul-Americano de Jiu-Jitsu categoria Peso Galo nos dias 16 a 18 de novembro em São Paulo/SP. O atleta atualmente reside no município de Bonfim, e se prepara para a disputa internacional da modalidade.

O lutador tem apenas 17 anos mais coleciona título de gente grande. Cristefy iniciou sua vida no Jiu-Jitsu em 2015 com seus 15 anos e em pouco tempo conquistou medalhas e títulos importantes para Roraima. Em 2018, o atleta foi campeão do Campeonato Roraimense, Campeonato Brasileiro, Mundial e tenta ser o primeiro do Estado no juvenil a conquistar quatro medalhas de ouro no mesmo ano indo atrás do título Sul-Americano.

Mesmo representando o Estado país a fora, Cristefy contou que ganha força quando está no tatame quando lembra que carrega a bandeira de Roraima, sobretudo ao defender o município do Bonfim.

“Vou fazer o máximo pra defender meu município. Vou representar o estado, mais em particular o Bonfim. Tem muitas pessoas que hoje me apoiam e eu busco retribuir, assim como tem gente que torce contra, dizendo que sou só mais um, ouvir muito isso em 2016 e fez me ajudar muito porque serviu como incentivo pra eu crescer”, contou.

Cristefy Bruno é treinado por Janderson Canela e Pedrão Freitas. Os treinos ocorrem de segunda a sexta-feira das 20h às 22h. Segunda os treinamentos focam o funcional, terça e quarta posição, quinta e sexta são treinos mais intensificados justamente para os campeonatos.

Como toda uma boa história de atleta, Cristefy contou um pouco sobre as dificuldades encontradas em seu caminho e que busca superar.

“São muitas as dificuldades, tem muitos atletas bons que eu vejo que não tem oportunidade porque não tem ajuda. Tem muitas pessoas que me ajudam e eu agradeço a eles, como os comerciantes, pessoas que tiram do seu bolso pra me ajudar. Minha mãe mesmo que é meu grande incentivo”, disse.

O atleta tem um sonho de migrar para o MMA, Cristofy só aguarda chegar a sua maior idade para então focar no treinamento na luta das Artes Marciais Mistas: “É um sonho que tenho e to próximo de começar esse sonho. Pretendo se Deus quiser fazer minha estreia em 2019 ainda”,confessou o atleta.

O lutador falou de sua expectativa para os embates da próxima semana, mas demonstrou confiança: “Estou confiante, mas meio receoso. Não sei como são os atletas. Cada ano que passa eles sobem de categoria, mas estou preparado, tanto psicologicamente quanto nos treinos. Ela vai ser minha última competição este ano fora de Roraima e busco ser o melhor do Estado no peso galo”, finalizou.

Cristefy Bruno embarca para São Paulo no dia 15 deste mês onde buscará o título Sul-Americano para o Estado e seu quarto troféu de campeão no ano.

PRINCIPAIS TÍTULOS – Roraimense de jiu-jitsu (FJJERR); Brasileiro de jiu-jitsu (CBJJ); Copa Boa Vista de jiu-jitsu (FJJERR); Mundial de jiu-jitsu (CBJJE); Copa Boa Vista internacional (FRJJPRO) (Kof); Manaus Open (CBJJ); São Paulo Open (CBJJ)