Política

Rosa Weber afirma que envio de venezuelanos para outros estados é necessário

A ministra do STF encaminhou ofício para que a Advocacia-Geral da União (AGU) explique como se dará a realização dos processos de triagem dos imigrantes voluntários

Relatora do pedido de fechamento da fronteira de Pacaraima, feito pela governadora do Estado, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber disse nesta sexta-feira, 24, que o processo de envio de imigrantes venezuelano para outros estados é “urgente e necessária”.

Em um despacho encaminhado para a Advocacia-Geral da União (AGU), a ministra pediu para que o órgão envie, no prazo de 15 dias, documentos com informações sobre a remodelagem no processo de interiorização anunciado na quarta-feira, 22. A expectativa do Governo Federal é realizar o envio de até 1.000 imigrantes voluntários, que se somarão aos 830 já realizados em processos anteriores.

“A absoluta incerteza sobre a duração deste triste êxodo humano e o impacto diário deste fenômeno no custo dos serviços públicos dos entes federativos mais próximos desta porta de entrada brasileira – no presente caso os municípios fronteiriços e o estado de Roraima – conduzem à urgente e necessária aceleração do processo de interiorização, como ‘válvula de descompressão’ da questão litigiosa”, destacou.

Durante visita realizada ontem, 23, a postos de triagem e abrigos em Pacaraima, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, reafirmou que o Governo Federal tem dado toda a atenção ao estado no enfrentamento à crise dos refugiados venezuelanos, ao contrário do que tem afirmado o Governo do Estado, que tem se queixado de omissão por parte da União.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.