Saúde e Bem-estar

Rouquidão, dor e ardência na garganta podem ser sinais grave

Uma dor de garganta devido a um resfriado, todo mundo já sentiu, mas quando os sintomas são recorrentes é sinal de que é preciso procurar ajuda médica. De acordo com a fonoaudióloga Evânia Costa, rouquidão no final do dia, dor e ardência na garganta podem ser sinais de uma doença mais grave.  Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante para o ser humano.

“Se o paciente sentir um caroço na garganta ao engolir também é um sinal. Ao perceber uma voz cansada e soprosa é indicado procurar um profissional para um diagnóstico preciso” contou.

Cuidados com a voz

Beba água

Umas séries de cuidados são necessárias para manter a saúde da voz em dia, principalmente para aqueles que a utilizam como instrumento de trabalho. O cuidado principal é beber bastante líquidos. 

“A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. Evite o gelado e prefira bebidas em temperatura ambiente. Ao tomar um sorvete, coloque o alimento na boca por um tempo antes de engolir, para que o gelado não entre em atrito com as cordas vocais” disse.

Fale pausadamente

Procure não gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo. Alterne períodos de descanso vocal com atividades nas quais você tem que falar muito. “Falar pausadamente e sem forçar a voz ao máximo, sempre resguardando a garganta ao sentir a voz cansada”disse.

Não use roupas apertadas

“Não usar roupas muito apertadas principalmente na cintura e no pescoço. Quando a pessoa passa o dia falando, a roupa apertada pode impedir a passagem do ar, forçando ainda mais o diafragma. Esse ar vai passar com pouca força nas pregas vocais. para profissionais mulheres que usam a voz e passam muito tempo em pé, também não é indicado o uso de salto alto em excesso” disse.

Evite beber e fumar

Cigarros e bebidas alcoólicas também são vilões para a saúde da voz. “O álcool também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal. A nicotina, associada ao calor da fumaça, resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar” explica.

Beba bastante água para a garganta não ficar ressecada (Foto: Divulgação)