Cotidiano

Ruas acumulam entulho há anos, denunciam moradores

Há lixo e até eletrodomésticos jogados nas ruas do bairro Operário; moradores dizem que situação é a mesma há dois anos

O bairro Operário impressiona pelos motivos errados. Em trechos não asfaltados, como é o caso das ruas OP-XXI, OP-XXX e dos Trabalhadores, o acúmulo de galhadas e entulhos em geral é motivo de indignação para os moradores, que relatam estar passando por essa situação há pelo menos dois anos.

Além dos entulhos, lixo e até mesmo eletrodomésticos abandonados, existem diversos pontos com fossas a céu aberto, representando risco ainda maior para a saúde dos moradores tanto em período de inverno quanto de verão. 

Em várias quadras do bairro, é possível ver pequenas passagens improvisadas, feitas pelos próprios moradores, para desviar de possíveis obstáculos gerados pelo acúmulo de galhadas, principalmente durante o inverno, quando enchentes tornam diversas ruas intrafegáveis.

O servidor público Franklin Mendes, que mora no bairro há seis anos, conta que essa é a forma que os moradores possuem de se adaptar aos acúmulos de lixo pelos cantos do bairro. “Estamos passando por esse problema há dois anos, pelo menos. Em 2016 foi a última vez que o serviço de entulho passou por aqui para tentar resolver o problema. Eu já liguei para a Prefeitura diversas vezes, eles prometem demais, mas nunca mais vieram. Enquanto isso, a minha moto está toda arrebentada e precisamos construir passagens dentro das quadras para desviar desses obstáculos”, contou.

Segundo Franklin, em época de inverno, os perigos são tão grandes que muitos motoristas acabam afundando seus veículos em valas, levando em conta que elas são escondidas pelas enchentes. “Na época do inverno, houve um carro que acabou afundando em uma vala aqui na rua OP-XXI. Foi uma confusão só. O cara estava acompanhado de duas crianças, então todos que moram por aqui foram correndo tentar salvar elas. A sorte foi que um dos moradores possui um guincho, que tirou o carro de lá”, citou.

A cozinheira Evânia Silva Souza, que mora no bairro Operário há três anos, conta que já foi atrás tanto da Prefeitura, quanto de serviços particulares de limpeza de entulhos. Ela explica que, por causa da má-formação geográfica do bairro, e obstáculos das galhadas, é difícil até para meios de comunicação chegarem aos lugares denunciados.

“O lixeiro passa aqui com certa frequência hoje em dia, coisa que não ocorria há uns meses. Além disso, quando vem algum serviço de entulho por aqui, o que se costuma ser feito é arrastar toda a sujeira e deixar ela acumulada em um canto, o que não resolve nosso problema. Já ligamos para diversos serviços de limpeza de entulho, mas nenhuma vem para cá, seja por parte da Prefeitura ou iniciativa privada. Além disso, também ligamos para muitos meios de comunicação. Mas não tivemos retorno. Parece que até a mídia em geral esqueceu-se de nós”, afirmou.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informou, por meio de nota, que a limpeza nos bairros segue um cronograma e que, para as ruas mencionadas, já está agendada uma limpeza. “Além da retirada de entulhos, será feito também o nivelamento das ruas”, complementou. (P.B)