Saúde e Bem-estar

‘Alimentação adequada influencia na resposta do organismo’

O cenário atual exige cuidados não só com a higiene, mas também com a oferta correta de alimentos

Uma alimentação adequada e saudável influencia a resposta do organismo para combater doenças. De acordo com a nutricionista Fabíola Gibson, a alimentação interfere nas agressões que ele possa sofrer em decorrência das manifestações de patógenos.

“O cenário atual exige cuidados não só com a higiene, mas também com a oferta correta de alimentos como os in natura, frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, que são fontes de nutrientes essenciais . O consumo adequado , contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde” reforçou.

Assistência nutricional hospitalar

 Em casos de pessoas que necessitem de internação. A alimentação pode ser reforçada com aquisições de fórmulas especiais.

“Em se tratando da população que necessita de assistência nutricional hospitalar e que esteja com a capacidade limitada para ingerir, absorver ou metabolizar alimentos convencionais, ou até mesmo aqueles que possuem necessidade nutricionais específicas,  a estes é necessário a aquisição de fórmulas especiais e módulos de nutrientes para assegurar uma nutrição equilibrada e adequada ao paciente assistido” reforçou.

A nutricionista citou alguns alimentos regionais que auxiliam a imunidade. Entre eles, estão Batata doce, macaxeira, feijão , abóbora, couve, melancia, laranja, melão, castanha do Brasil, peixe, ovo entre outros.

“A garantia da variedade dos alimentos, frutas e verduras de cores diferentes em quantidade suficiente e baixa ingestão de alimentos processados , oferece um aporte nutricional adequado para quem quer manter a saúde em dia” disse.