Saúde e Bem-estar

Antecipação da segunda dose segue sem definição

Após anunciar diminuição do intervalo entre doses da vacina, Governo afirmou que aguarda a imunização total com a primeira dose para analisar possibilidade de antecipar a segunda

A antecipação da segunda dose da Astrazeneca, que havia sido anunciada pelo então secretário estadual de Saúde, Airton Cascavel, não foi confirmada pelo Governo do Estado.

A informação dada em anúncio à imprensa, no dia 13 de julho, é que a aplicação iniciaria em agosto. No entanto, a Folha perguntou do Governo do Estado a partir de quando a segunda dose começará a ser aplicada e se há previsão de antecipação da segunda dose das vacinas da Pfizer, mas a Secretaria Estadual de Saúde não deu uma resposta objetiva sobre o assunto. 

O anúncio causou polêmica, pois até então, o Ministério da Saúde não havia se manifestado oficialmente sobre o assunto, e a prefeitura de Boa Vista informou que não tinha orientação para antecipar as doses.

Confira, na íntegra, o que diz o Governo do Estado sobre a possibilidade de antecipação das doses. 

A Secretaria de Saúde informa que o acordado pela CTI (Comissão Intergestora Tripartite), que compreende o Ministério da Saúde, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) é que sejam seguidas rigorosamente as definições do PNI (Programa Nacional de Imunizações) quanto aos intervalos entre as doses e demais recomendações técnicas, sob pena de responsabilidade futura.

Nesse sentido, esclarece que a antecipação de aplicação de doses das vacinas deve ocorrer conforme a disponibilidade de lotes de vacinas enviados pelo Ministério da Saúde bem como a distribuição da primeira dose para toda a população adulta (com 18 anos ou mais), para que seja analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose, baseada, sempre, nas melhores evidências científicas.

Reforça que o Governo de Roraima entregou aos municípios 388.655 vacinas, o que representa 89% do total recebido do Ministério da Saúde. Do total distribuído, 305.093 vacinas foram entregues, sendo 226.516 de primeiras doses, 69.250 de segundas doses e 9.327 doses únicas.

Saiba mais: 

https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Segunda-dose-da-vacina-AstraZeneca-sera-antecipada-em-Roraima/77887

https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Governo-diz-que-nao-ha-contraindicacao-para-antecipar-vacina/77997