Saúde e Bem-estar

‘Mais de 16% da população está imune’ diz secretário

A Área de Proteção e Cuidados não irá receber mais novos pacientes com sintomas de covid-19.

A partir de amanhã, 30 de setembro, a Área de Proteção e Cuidados não irá receber mais novos pacientes com sintomas de covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde,  Marcelo Lopes, o encerramento de novas internações é devido a queda no índice de mortalidade por coronavírus em Roraima. Ele explicou que cerca de 16,5% da população roraimense está imune, o que caracteriza a ‘imunidade de rebanho’. “

“Um plano está sendo desenvolvido para a Área de Cuidados, que vem sendo discutido diretamente com o general Barros. Com a queda de casos de coronavírus, a situação em Roraima está sob controle”, afirmou Lopes. Segundo ele, o Exército brasileiro, por meio da Operação Acolhida, tem um prazo para executar sua missão no estado. “Atualmente, o Hospital de Campanha tem 100 leitos ocupados, e o índice de mortalidade diminuiu em 1,2%”, explicou.

Segundo o secretário, é necessário manter os cuidados, ainda mais com o encerramento do Hospital de Campanha (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“É necessário a população tentar manter o distanciamento, o uso da máscara e do álcool em gel, até o surgimento da vacina, e a diminuição da circulação do vírus. Vale lembrar, que o comportamento do coronavírus é diferente, e depende da imunidade de cada pessoa, com sintomas diferentes em pessoas do mesmo grupo e existem casos que se agravam independente da idade. Por isso, é sempre importante manter a imunidade em dia, e aos primeiros sinais, procurar por atendimento médico”, comentou Lopes.

Vacinação

O secretário ressalta que a meta de vacinação pelo Ministério da Saúde é que venha ocorrer a partir de fevereiro. “Roraima já se inscreveu como estado prioridade, pelo fato de ser um estado de fronteira, pela população indígena que é a terceira maior do país, estado que possui um isolamento diferente de outras regiões do país, por exemplo”, ressaltou.