Saúde e Bem-estar

Mulheres sofrem mais com osteoporose

Osteoporose: Trata-se de uma doença que causa perda de massa óssea e leva à fragilização dos ossos

O termo osteoporose significa, literalmente, ossos porosos (osteo= ossos, e porose= poroso). Trata-se de uma doença que causa perda de massa óssea e leva à fragilização dos ossos. De acordo com o ortopedista Jonathas Lopes, a doença reduz a densidade dos ossos e atinge mais mulheres do que homens.

Ele explica que em alguns casos, os ossos ficam tão fragilizados que uma queda leve ou mesmo o ato de se curvar podem resultar em fraturas, muito comum entre idosos. Segundo o médico, os ossos mais suscetíveis à fratura ocasionada pela osteoporose são os dos quadris, punhos e coluna.

“A oteoporose pode acometer todos os ossos do nosso organismo, e ele acontece por uma alteração na quantidade de cálcio dos ossos, ou seja, o osso fica fraco e poródico, e por isso a doença recebe esse nome” explica.

No Brasil, cerca de 30% das pessoas do sexo feminino são acometidas pela osteoporose no período pós-menopausa segundo dados do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

“A partir que a mulher entra na menopausa ela entra no grupo de risco da doença, por que isso diminua os índices de estrogênio e de cálcio no osso, fazendo com que ele fica mais fraco, principalmente mulheres que tem esse histórico familiar. Os homens também podem ter a doença, mas são casos mais raros” explica.

Em geral, o problema só é detectado em estado avançado, com a deformação de ossos que provoca dor crônica ou quando aparece uma fratura. “Após o diagnóstico, com o índice é possível traçar um tratamento medicamentosos ou não. Tomar sol de manhã cedo e no final da tarde, aquele menos forte, faz parte do tratamento e é indicado.  Atividades com impacto também podem favorecer o paciente, além de medicações normais, mas tudo isso tem que fazer após a consulta médica” disse.

O termo osteoporose significa, literalmente, ossos porosos (Foto: Divulgação)

Fatores de risco