Saúde e Bem-estar

População deve tomar vacina contra a febre amarela

Boa Vista intensificou a vacinação depois que um caso da doença foi confirmado na Venezuela

A vacinação contra a febre amarela vem sendo intensificada no município. A ação teve início nessa segunda-feira, 6, e vai acontecer durante todo o mês de janeiro nas unidades básicas de saúde com o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas que ainda não receberam a dose da vacina.

Boa Vista está em alerta sobre a doença desde que foi confirmado um caso em um indígena sem histórico de vacinação, em outubro do ano passado no estado Bolívar, na Venezuela. No entanto, a capital não tem registro recente de casos de febre amarela em seu território.

O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, explica a importância da vacinação, pois é o único meio de prevenir a febre amarela.

“Estamos intensificando as ações para que todas aquelas pessoas que não têm registro dessa vacina possam ser imunizadas, quem tiver dúvidas procure uma unidade básica para que o seu cartão de vacina seja avaliado. Basta uma dose para que a pessoa esteja protegida, dependendo da faixa etária”, informou.

Público-alvo – Para as crianças a partir de nove meses de idade a vacina é obrigatória. Gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos só podem tomar a vacina mediante liberação médica. As crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias precisam do reforço.

A estudante Indy Tamires Faria, 20 anos, mora no bairro Caimbé e foi até a unidade Olenka Macellaro receber a vacina. “Essa intensificação é super válida para que todos fiquem imunes contra a febre amarela. É importante que todos tenham essa conscientização e busquem as unidades para receberem a vacina”, disse.

Por se tratar de uma intensificação de vacinação, o município de Boa Vista não vai realizar Dia D. A vacinação ocorre rotineiramente nas unidades que possuem sala de vacina, em horários diferenciados, inclusive nas que funcionam até meia-noite.