Saúde e Bem-estar

2.300 pessoas aguardam na fila de cirurgias eletivas

As cirurgias foram suspensas em abril, em razão da pandemia de Covid-19, e deverão ser retomadas de forma plena, nos próximos 30 dias.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) revelam que, este ano, já foram realizadas 1.470 cirurgias eletivas em diversas especialidades. No entanto, 2.300 pessoas ainda aguardam na fila.

As cirurgias eletivas foram suspensas em abril, em razão da pandemia de Covid-19, fazendo-se necessária a reorganização do fluxo de atendimento.

“Apenas as cirurgias oncológicas foram mantidas e, assim como as urológicas, não apresentam demanda reprimida.”, informou a Secretaria em nota.

As cirurgias eletivas voltaram a ser realizadas em julho, de forma gradativa, uma vez que a pandemia que ainda não acabou.

No início deste mês, foi realizado um mutirão. Cerca de 90 pacientes que aguardavam por cirurgias de bucomaxilofacial foram atendidos. Há a previsão de novos mutirões, no mês de dezembro. 

A Secretaria reforçou que o trabalho tem sido intensificado para garantir que a cirurgias sejam retomadas de forma plena, nos próximos 30 dias. Para tanto, estão sendo adotadas as providências necessárias, incluindo aquisição de insumos e equipamentos.

“O objetivo é garantir que a população roraimense continue sendo assistida, recebendo atendimento digno e de qualidade.”

LEIA MAIS: 

SAÚDE – Pacientes conseguem realizar cirurgias de bucomaxilofacial