Saúde e Bem-estar

47% dos domicílios de RR receberam auxílio financeiro

A pesquisa revelou ainda que em 12 mil domicílios de Roraima, ao menos um morador possuía sintomas associados ao Covid-19

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (Pnad-Covid) divulgada ontem (24/06), em Roraima, entre os 43,8 mil trabalhadores que estavam afastados do trabalho na semana de referência, aproximadamente 16,6 mil pessoas estavam sem a remuneração do trabalho em maio.

Por outro lado, do total afastado 27,2 mil pessoas continuaram a receber sua remuneração ou já não eram remunerados, o que representa 62,2% do total de pessoas afastadas na semana de referência.

Nordeste e Norte mostraram os maiores percentuais de pessoas afastadas do trabalho e sem remuneração: 55,3% e 53,2% das pessoas afastadas e 16,8% e 15% da população ocupada na região, respectivamente.

47,1% dos domicílios roraimenses receberam algum auxílio monetário relacionado à pandemia

Em maio, 47,1% dos domicílios de Roraima já a receberam algum auxílio monetário do governo relacionado à pandemia. As regiões Norte e Nordeste foram as que mais se destacaram nessa quesito, com mais da metade dos domicílios dessas regiões recebendo auxílio.

Em 12 mil domicílios de Roraima, ao menos um morador possuía sintomas associados ao Covid-19

Nos domicílios participantes da pesquisa em maio, foi perguntado aos moradores se na semana anterior à entrevista algum deles apresentou febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor e dor muscular.

Os sintomas foram informados pelo morador e não se pressupõe a existência de um diagnóstico médico. Desta forma, em Roraima, foram registrados 12 mil domicílios com relatos de ao menos um dos moradores tendo apresentado sintomas conjugados e associados ao novo coronavírus.

13,6% das pessoas em Roraima relataram algum sintoma gripal

A região Norte apresentou o maior percentual de pessoas com algum sintoma gripal (18,3% ou 3,3 milhões de pessoas), assim como o maior percentual de pessoas com algum dos sintomas conjugados (7,8% ou 1,4 milhão de pessoas). Por outro lado, o Centro-Oeste teve os menores percentuais: 7,3% ou 1,2 milhão de pessoas com algum sintoma e 0,4% ou 73 mil pessoas com algum sintoma conjugado.

O percentual de pessoas que informou ter algum dos sintomas de síndromes gripais pesquisadas foi mais alto no Amapá (26,6%), Pará (21,3%), Amazonas (18,9%), Ceará (16,5%), Maranhão (15,1%) e Roraima (13,6%). Os mesmos estados apresentaram os maiores percentuais de pessoas com sintomas conjugados.

A região Norte apresentou o maior percentual de pessoas com algum sintoma gripal  Foto: Nilzete Franco/Folhabv

Publicidade