Saúde e Bem-estar

47 casos de hepatite foram confirmados este ano em Boa Vista

Blitz educativa marca Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais em Boa Vista

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais foi lembrado nesta quinta-feira, 28, em Boa Vista através de uma blitz educativa com panfletagem, entrega de preservativos e mobilização pela prevenção da doença. A ação aconteceu no semáforo da Igreja Catedral, Centro Cívico.

De janeiro a junho deste ano foram diagnosticados 70 casos de hepatites em Boa Vista. Destes 47 já foram confirmados, sendo 39 de Hepatite B e 8 casos de Hepatite C.

A equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais/Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde coordenou a blitz, que contou com mais de 3 mil preservativos e panfletos entregues.

As unidades básicas de saúde também receberam neste dia materiais informativos para reforçar as ações de combate a doenças. A técnica do programa de IST/Aids, Ana Raquel Martins Serra, ressaltou que essa ação reforçou os cuidados contra a doença.

“A finalidade não foi só alertar a população, mas também orientar sobre os cuidados de prevenção quanto essa doença que pode levar ao câncer de fígado e necessidade de transplante do órgão. É muito importante que a população procure uma unidade de saúde e faça o teste de hepatite, pois em muitos casos a doença é silenciosa e só é descoberta com o estado avançado.”.

Quem foi abordado pela equipe recebeu informações onde buscar ajuda, como receber a vacina contra o vírus e onde fazer o teste rápido. Ronaldo da Conceição Araújo, 42 anos, autônomo, aprovou a iniciativa. “É sempre importante estarmos informados sobre as doenças e onde buscar ajuda, principalmente essas que são silenciosas”.

Os testes para diagnóstico das Hepatites B e C estão disponíveis no município nas unidades básicas de saúde. O resultado é dado em poucos minutos.