Saúde e Bem-estar

50 voluntários participam de campanha de doação de sangue

Campanha é uma iniciativa da deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade), com objetivo de ampliar o estoque no Hemocentro de Roraima

Cinquenta voluntários participaram da campanha de doação de sangue ‘Junho Vermelho’, com objetivo de ampliar o estoque no Hemocentro de Roraima. A ação foi concentrada nesta segunda e terça-feira, mas a mobilização segue durante todo o mês.

A campanha é uma iniciativa da deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade), que é autora da Lei n° 1.361/2019, que instituiu a campanha ‘Junho Vermelho’ no calendário oficial de eventos de Roraima. Este é o segundo ano que a parlamentar realiza a ação.

“O número de doadores superou nossa expectativa, por conta da dificuldade de sensibilizar as pessoas a fazerem a doação em meio à pandemia. Agora essas bolsas serão distribuídas para as unidades de saúde do nosso Estado”, disse a parlamentar.

Yonny também ressaltou que a necessidade é para todos os tipos de sangue, mas principalmente os de tipagem negativa. “Então qualquer pessoa com mais de 16 anos que esteja em bom estado de saúde pode fazer a doação”, acrescentou.

DOADORES – Andressa Figueiredo Costa e Natan Victor Macedo são casados e decidiram ir ao Hemocentro juntos. Ela já é doadora há seis anos e ele, foi a primeira vez, mas disse que a partir de agora também pretende se tornar assíduo.

No aniversário de 46 anos, a feirante Rozimara Rodrigues de Souza decidiu comemorar mais um ano de vida com um gesto de amor ao próximo, doando sangue pela primeira vez. “Doar sangue é doar vida. Todas as pessoas que podem deveriam participar dessa campanha Junho Vermelho”, destacou.

Feirante Rozimara Rodrigues doou sangue no dia do seu aniversário (Foto: Ascom Yonny Pedroso)

CORONAVÍRUS – Durante a pandemia, o Hemoraima está fazendo a atendimento por agendamento, através do telefone (95) 98404-9593, para evitar aglomerações. O Hemocentro que fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 12h, e das 13h às 18h.