Saúde e Bem-estar

60% dos testes para detecção da Covid-19 deram positivo durante o feriado

UBS's fizeram, de quinta-feira a sábado (20 a 22), 5.560 atendimentos; dos 2.686 testes realizados, 1.612 tiveram resultados positivos

Durante o feriadão prolongado de São Sebastião, de quinta, 20, até sábado, 22, as oito unidades básicas de saúde (UBS’s) específicas para atendimento da Covid-19 e síndromes gripais realizaram 5.560 atendimentos. Também foram feitos 2.686 testes para detecção do vírus, sendo que 1.612 tiveram resultados positivos, o que representa 60% do total. 

De acordo com a gestão municipal, outros 1.070 deram negativo. Atualmente, o número de profissionais afastados da rede municipal de saúde é de 160 médicos, técnicos, enfermeiros, dentre outros que atendem tanto nas UBS’s, como no Hospital da Criança Santo Antônio.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mostram que, de 1º a 19 de janeiro, foram mais de 40 mil atendimentos nas 34 UBS’s de Boa Vista. Desses, mais de 30 mil aconteceram apenas nas oito unidades que atendem pacientes suspeitos da doença.

Saiba quais são as UBS Exclusivas para Covid-19 em Boa Vista

·UBS Olenka Macellaro (Caimbé) – Av. Mário Homem Melo, 5075

·UBS Mariano de Andrade (Caranã) – Av. Deco Fonteles, nº 264

·UBS Délio Tupinambá (Nova Cidade) – Av. Belo Horizonte, nº 178

·UBS Aygara Motta (Cidade Satélite) – Rua J, 256

·UBS Lupércio Lima (Pintolândia) – R. Nazaré Figueira c/ Laura Pinheiro Maia, s/nº

·UBS São Vicente – Av. Presidente Castelo Branco, nº 1875

·UBS Silvio Botelho (Paraviana) – Av. Minas Gerais, 512

·UBS Equatorial – Rua Manoel Aniceto Pontes, 96E

UBS do Hospital da Criança 

A UBS do Hospital da Criança já começou a funcionar na última sexta-feira, 21. Ela já está atendendo pacientes infantis menos graves para desafogar o pronto atendimento do hospital.

A unidade conta com recepção, duas salas para atendimento médico, sala de triagem, sala de acolhimento, farmácia e sala de enfermagem e vai atender casos que não sejam de urgência e emergência. De acordo com a superintendente municipal de Atenção Básica de Saúde, Cinthia Brasil, a proposta é fazer dessa UBS uma referência para crianças.