Saúde e Bem-estar

75% dos idosos com mais de 80 anos já foram vacinados

Roraima já distribuiu 121.831 imunizantes para todos os municípios

Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sobre a cobertura vacinal dos idosos com mais de 80 anos mostra que Roraima apresenta um saldo positivo na imunização desta faixa etária, tendo o alcance de 75% de cobertura vacinal para esse público, saindo na frente na média nacional, que é de 33% de imunização para os idosos com mais de 80 anos.

O trabalho é executado pela CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) que, por meio do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), realiza a logística de distribuição aos municípios.

“O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, tem trabalhado de forma organizada e planejada e, nesse sentido, realizado a distribuição dos imunizantes em tempo recorde, de forma segura e eficiente, para que os municípios se organizem e façam a aplicação das vacinas”, enfatiza o governador Antonio Denarium.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, até o momento, Roraima já distribuiu 121.831 imunizantes para todos os municípios, mais de 78% das 154.460 doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Desta forma, Roraima segue atendendo ao Plano Nacional de Imunização, assegurando ao maior número de pessoas o acesso às vacinas, medida fundamental para garantir que a população possa retomar as suas atividades de forma segura, o mais breve possível”, complementou o secretário.

De acordo com a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, esse índice é resultado do cronograma de atividades que vem sendo executado em todo o Estado. 

“Temos seguido o planejamento construído para esse momento importante e estamos colocando em prática estratégias fundamentais para garantir que os idosos que estão nessas faixas etárias sejam imunizados, o que inclui a busca ativa em alguns municípios, como é o caso de Caroebe, por exemplo. Além disso, está sendo feita a vacinação em casa para aqueles que não têm como se deslocar até os postos de saúde e o auxílio aos municípios para reforçar o acesso deles à vacinação”, ressaltou.

 Acompanhe os dados pelo Vacinômetro – Para deixar a sociedade bem informada sobre o andamento da vacinação no Estado, o Governo de Roraima colocou em prática uma plataforma que pode ser acompanhada de forma remota, pelo site da Sesau, no www.saude.rr.gov.br, no link: Vacinometro.

Os dados mostram que das 74.926 doses de vacinas que já foram aplicadas até o momento, em Roraima, mais de 29 mil foram para pessoas com mais de 60 anos, sendo 6.384 na faixa etária de 60 a 64 anos, 7.201 para 65 a 69, 5.763 entre as pessoas de 70 e 74, 3.976 para 75 a 79, 5.867 para pessoas com mais de 80 anos.

“Estamos trabalhando para que essa etapa da Campanha seja concluída o mais breve possível, por isso reforçamos para as pessoas, que estão nessa faixa etária e que já tomaram a primeira dose, que fiquem atentas ao cartão de vacina e não deixem de tomar a dose de reforço, pois é importante ressaltar que somente com as duas doses da vacina o organismo produzirá os anticorpos necessários para garantir a proteção”, reforçou a coordenadora.