Saúde e Bem-estar

A prevenção da osteoporose deve começar na juventude

Melhor maneira de evitar futuros problemas é se prevenir desde a adolescência, que é quando o esqueleto está construindo o seu tecido ósseo

A osteoporose é uma doença metabólica que atinge os ossos do corpo. Ela se caracteriza pela fragilidade dos ossos, aumentando as chances de fraturas.

Essa condição é mais comum entre mulheres e idosos, devido à perda de massa óssea.  Nas mulheres isso acontece por causa da redução do hormônio feminino, estrogênio, e com o passar da idade os ossos vão se tornando porosos como uma esponja.

Os idosos são acometidos pela osteoporose em razão aos ossos se desgastarem com o tempo, ou seja, quanto mais velho você for, mais chances de desenvolver osteoporose você tem. Por isso que a osteoporose é mais comum na faixa etária acima dos 50 anos. Mas isso não quer dizer que as pessoas mais jovens estão livres.

Uma vez que, na adolescência a melhor maneira de evitar futuros problemas é se prevenindo através da alimentação rica em cálcio e na prática de atividades físicas.  Pois é nessa fase que o esqueleto está construindo o seu tecido ósseo.

O controle desse desenvolvimento é atingido aos 20 anos. Depois a estrutura vai enfraquecendo e, a partir dos 40 anos, começa o risco de ter osteoporose.

Médico ortopedista Marcelo Gomes fala sobre o diagnóstico a osteoporose (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea “Esse exame mede área específicas, coluna lombar e fêmur. De acordo com o resultado, ela é classificada como normal ou osteopenia, que é o estado onde os ossos já estão frágeis, caso não haja tratamento ela evolui para osteoporose”, afirma o médico ortopedista Marcelo Gomes.

Veja abaixo uma lista de alimentos que ajudam na prevenção da osteoporose

Uma alimentação rica em cálcio e vitamina D é uma grande aliada para a prevenção da osteoporose.  Porque elas atuam diretamente no fortalecimento e manutenção dos ossos.

Optar por cereais integrais, principalmente arroz integral e aveia, que são fontes de fibras e bons carboidratos auxiliam na prevenção da osteoporose.

Os leites e laticínios são fontes de cálcio, que é a substância que mais contribui para a formação óssea.

Nozes e castanhas possuem ômega-3 natural que atua como uma proteção dos ossos. Presentes nos amendoins, amêndoas, nozes e outras castanhas em altas quantidades.

O consumo desses alimentos é uma forma prática que ajuda na precaução da osteoporose, porque eles possuem nutrientes que auxiliam no cuidado dessa enfermidade.