Saúde e Bem-estar

Ação alerta para incidência de câncer de pele em Roraima

Em Roraima, foram registrados 86 casos de câncer de pele registrados em 2017; 83, em 2018; e 60 até o dia 30 de setembro deste ano

Duzentas e quarenta pessoas receberam atendimento dermatológico, neste sábado, 7, na Clínica Especializada Coronel Mota. A ação, alusiva ao Dezembro Laranja, mês de prevenção do câncer de pele, envolveu nove profissionais, dentre os quais, oito dermatologistas e um oncologista.

O alerta laranja deste sábado, em Roraima, incluiu atendimento com especialistas e atividades de orientação para os usuários do sistema público de saúde. Os pacientes com suspeita de câncer de pele foram encaminhados diretamente para assistência médica com oncologista.

“Estamos fazendo campanha contra o câncer de pele. Nossa ação é com a finalidade de prevenção. Os pacientes estão sendo atendidos e, nos casos de probabilidade de câncer, eles já estão sendo encaminhados direto com um oncologista. A prevenção é tudo, porque, quanto mais precocemente qualquer tipo de doença é descoberta, mais fácil é o tratamento, tem maior resolutividade”, enfatizou a diretora-geral da Clínica Coronel Mota, Daniely Buchner.

Uma das pessoas atendidas na ação, a dona de casa Mariete Bento, de 35 anos, entende a importância de adotar uma conduta preventiva. “As manchas e um sinal na pele me incomodam. Preciso cuidar logo”, afirmou. Ela levou também o filho para atendimento. “Ele precisa se proteger desde pequenininho, para mais tarde não ter problema”, complementou.

Ciente da dimensão da incidência de câncer de pele em Roraima e no Brasil e da necessidade de conscientização sobre o problema, a dermatologista Ana Paula Vitti também frisou a relevância da prevenção. “É a maior causa de câncer em nosso Estado e no Brasil. Esta ação tem que ser considerada, principalmente na nossa região, devido à latitude. Estamos sobre a Linha do Equador. Temos peles morenas, mais cuidadas, mais fortes, mas não isentas de câncer de pele”, ressaltou.

DEZEMBRO LARANJA – Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a ação Dezembro Laranja faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele e é realizada, em parceria, por instituições públicas e privadas.

O repasse de informações sobre os sinais do câncer de pele é o foco principal da campanha. O objetivo é garantir diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as possibilidades de cura.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, por ano, 180 mil novos casos da doença são diagnosticados no Brasil. Em Roraima, dados da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, indicam 86 casos de câncer de pele registrados em 2017; 83, em 2018; e 60 até o dia 30 de setembro deste ano.

Especialistas recomendam adoção de hábitos rotineiros para proteção. Evitar horários de maior incidência solar, usar diariamente protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, chapéus, óculos para sol com proteção ultravioleta, roupas que cubram boa parte do corpo, são alguns deles.

De acordo com os oncologistas, o câncer de pele é caracterizado por pinta ou mancha de cor acastanhada ou enegrecida, ou ferida que não cicatriza. Existe a regra A (lesão assimétrica); B (bordas irregulares); C (alteração de cor); D (diâmetro maior que seis milímetros); E (evolução ou modificação da lesão); que ajuda na suspeição de uma lesão maligna e aponta que um dermatologista deve ser procurado.