Saúde e Bem-estar

Ação vai disponibilizar exames preventivos ao câncer de mama para pets

A ação social será realizada neste fim de semana

Associada ao mês de outubro, a cor rosa já se tornou um símbolo da prevenção contra o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. Mas o que muitos não sabem é que cães e gatos também podem ser acometidos pela doença.

Em virtude disso, neste final de semana, entre os dias 23 e 24 de outubro, das 8h às 12h, a equipe de médicos veterinários da clínica UFAPE promoverá uma ação social com atendimentos preventivos aos pets, com o objetivo de conscientizar ainda mais os tutores sobre os malefícios dessa doença.

“Ela é ainda muito desconhecida da maioria da população, tomando conhecimento apenas quando é diagnosticado no seu animal de estimação, e em estágio um pouco avançado. O atendimento preventivo e consultas de rotinas com o seu veterinário é de grande importância, para detectar essa e outras enfermidades que acometem cães e gatos”, alerta o médico veterinário Guilherme Zupirolli.

Pelo fato de que os tumores de mama em cadelas, sejam eles benignos ou malignos, apresentam poucos sintomas evidentes no corpo do animal; o diagnóstico dessa doença é feito, principalmente, por exames clínicos da região mamária e exames de citologia aspirativa do nódulo.

Durante a ação social, além do atendimento em si, os tutores que se fizerem presentes, estarão também recebendo informações e orientações dos profissionais da clínica, com relação aos cuidados e atenção redobrada que devem ter com os seus pets.

Campanha Ação Social: Outubro Rosa Pet

Serviço: Atendimento preventivo

Público-alvo: cães e gatos

Data: 23 e 24 de outubro

Horários: sábado e domingo (8h às 12h)

Local: UFAPE Roraima