Saúde e Bem-estar

Agentes ameaçam paralisar por falta de equipamento de proteção

O governo municipal salientou que são disponibilizados água e sabão para higienização por ser mais eficiente que o álcool em gel e que o uso de máscaras não é recomendado para quem não tem sintomas do COVID-19

Agentes de Endemia temem trabalhar sem equipamentos de proteção contra o Covid -19.  De acordo com o Presidente do Sindicato dos Agentes de Endemia, Flaviney Almeida Pereira, os profissionais estão atuando sem máscaras, álcool e gel e produtos de limpeza indicados pelo Ministério da Saúde . 

“Estamos buscando equipamento de proteção para continuar trabalhando, mas desde o inicio da pandemia no Brasil e após a confirmação dos casos positivos em Roraima, os trabalhadores não receberam as máscaras para o trabalho” explicou.

Segundo ele, caso não haja uma solução, o sindicato pensa na possibilidade de convocar uma assembleia virtual e deliberar a paralização compulsória desses trabalhadores contra a vontade da Prefeitura de Boa Vista.

“A Prefeitura não está nos dando condições de trabalho. Uma máscara que não é a ideal foi distribuída para poucos dos agentes, e aquele que não vier para o trabalho com medo, poderá sofrer uma advertência e responder processo administrativo. Além do perigo da doença, ainda existe essa inibição no local de trabalho” relatou. 

OUTRO LADO – A Prefeitura de Boa Vista informou que todos os colaboradores do município possuem Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC), atendendo ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientes, elaborado por engenheiro e médica do trabalho. 

“São disponibilizados ainda água e sabão para higienização por ser mais eficiente que o álcool em gel. O ministério da saúde não recomenda o uso de máscaras para quem não apresenta sintomas do COVID-19”

O governo municipal salientou que a limpeza urbana, por se tratar de um serviço ligado à saúde pública, não está sendo paralisado no Brasil e, até o momento, não há recomendação do Governo Federal para paralisar esse tipo de serviço.