Saúde e Bem-estar

Agentes de saúde intensificam vacinação de casa em casa

Durante esta semana, as equipes estarão em pontos fixos, como escolas, praças públicas e comércios

Nesta segunda-feira, 17, equipes da Unidade Básica de Saúde Dimitri Ramos Grandez visitaram casas bairro Alvorada, como parte das ações contra o sarampo. Na ocasião, foi verificada a situação de cada morador. Os que ainda não foram imunizados contra a doença receberão as doses da vacina na próxima visita, agendada para o dia 19.     

Durante esta semana, as equipes estarão em pontos fixos, como escolas, praças públicas e comércios, com a meta de atender o maior número de pessoas. Ao longo da campanha, as doses estarão disponíveis nas unidades básica de saúde que possuem sala de vacina.

“A gente montou a estratégia de fazer a busca ativa nas casas e depois fazemos as vacinas. Semana passada fizemos isso e obtivemos êxito, vacinando 21 pessoas, entre adultos e crianças e hoje estamos fazendo além da verificação do cartão vacinal, também o cadastro das famílias no e-Sus (sistema eletrônica do Sus)”, explica o enfermeiro Vitor Augusto da Silva.

Lawanne Policarpo, autônoma de 32 anos de idade, foi uma das moradoras abordadas pela equipe de vacinação e aprovou a estratégia. “É muito mais prático, porque ajuda bastante com o tempo que teríamos para levar toda a família até o posto e agendar. Os agentes de saúde vindo em casa melhora, facilita o trabalho e abrange toda a família”, considerou.

O sarampo: Trata-se de uma doença contagiosa, que pode resultar em complicações graves. Os sintomas variam desde manchas avermelhadas no corpo, tosse e febre.