Saúde e Bem-estar

Alerta constante pode causar transtornos a saúde mental

Estresse e ansiedade são os problemas mais comuns

Com as notícias recentes do novo coronavírus, a população em alerta pode sofrer transtornos ligados ao estresse e à ansiedade. De acordo com o psicologo Alberto Cruz, médicos e profissionais da saúde são os profissionais que mais poderão lidar com a ansiedade, porém todos aqueles que lidam com a informação em excesso precisam tomar cuidados com a saúde mental.

“Por conta do risco de contaminação dos profissionais de saúde ser maior, eles são o grupo que está sofrendo maior impacto em relação ao Coronavírus. Porém a indicação para manter a saúde mental em dia diante desse momento difícil serve para todas as áreas que permanecem ativas e correndo algum risco” explicou.

Toda novidade e mudança sobre a rotina de uma pessoa pode se relacionar com a ansiedade e com o estresse. Essa transformação pode ser positiva, vinculada à aprendizagem e ao crescimento pessoal, mas também pode ser negativa, relacionada ao sofrimento, ao trauma e ao aparecimento de sintomas.

“Vale ressaltar que estamos vivendo uma crescente hiperexposição à informação, onde as pessoas estão absorvendo as notícias de forma massiva nos últimos tempos. Todos os grandes eventos do mundo tiveram ampla repercussão o que formou uma legião de especialistas em tudo” disse.


Como cuidar da saúde mental em tempos de coronavírus

Durante a quarentena, a grande dica aqui é evitar ler qualquer matéria na internet e sim procurar fontes confiáveis para se informar.

“Uma das primeiras coisas que as pessoas podem fazer é limitar o acesso às notícias, o ideal é que escolham um horário no seu dia para se informar sobre o que está acontecendo no país e no mundo, buscando fontes confiáveis, preferencialmente, das autoridades de saúde ou meios de comunicação confiáveis, se atentando também para as notícias positivas, como novas perspectivas de tratamento e vacinação, diminuição da contaminação e casos já recuperados, por exemplo” disse.