Saúde e Bem-estar

Alimentação na infância: Conheça 10 curiosidades

Nutricionista responde dúvidas sobre a alimentação infantil

Dia 12 é comemorado o Dia das Crianças e dentro dos temas importantes para uma infância saudável está a alimentação. Nessa fase ela é essencial para o desenvolvimento, pois começa a partir da amamentação do recém-nascido (que dura em média até os 2 anos ou mais) e continua na introdução de novos alimentos em sua nutrição, a partir dos 6 meses.  

Neste período, as dúvidas surgem, principalmente quando se trata de pais e mães de primeira viagem. Para tirar as preocupações inerentes a este assunto e desmistificar algumas histórias, a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, especialista em obesidade infantil e adulta, respondeu as principais questões do tema. Confira:  

Hora da refeição  

Comer muito tarde não atrapalha o sono da criança. No entanto, a especialista alerta para a importância de ter horários bem definidos. “É essencial para a criança ter uma rotina saudável de sono. Portanto, dormir cedo e ter horários bem definidos de refeição.” – afirma Patrícia Cruz.

Frutas com casca ou sem casca?

As frutas com cascas aumentam a concentração de fibras, elas desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Por isso, a nutricionista recomenda optar pelas frutas com casca. 

Doces e refrigerantes  

Para Patrícia o consumo de refrigerante não deve ser estimulado nunca. Já em relação aos doces, a nutricionista afirma que eles fazem parte de um hábito alimentar saudável. “Os doces podem ser consumidos quando as crianças começam a fase escolar.” – comenta.

Leite de soja x Leite de vaca

O leite de soja é indicado somente para crianças com alergia ao leite de vaca, pois ele é isento de cálcio. Este é o principal mineral que compõe a estrutura óssea e dentes em nosso organismo. Ele é responsável por processos como: contra muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Portanto, a especialista reforça que o leite de vaca é o mais indicado. 

Frutos do mar

Como esses alimentos têm elevado potencial alergênico, eles só podem ser introduzidos na alimentação infantil a partir dos 2 anos de idade.

Sem carne vermelha, pode? 

A especialista reforça que não se deve tirar nenhum alimento da dieta. O certo é que isso seja feito somente diante de um quadro de alergia alimentar. A carne vermelha é a principal fonte de proteínas, zinco, gorduras e ferro para o organismo da criança. Os outros tipos de carnes não possuem a mesma concentração dos nutrientes.  

Dieta vegetariana  

Segundo Patrícia, se a dieta vegetariana for bem balanceada, com trocas saudáveis para evitar deficiências nutricionais como ferro, cálcio e vitamina B12 ela pode ser feita por crianças também. 

Alimentação no período escolar

Segundo a nutricionista, a melhor forma de conciliar a alimentação com o período escolar é mantendo a famosa lancheira. Assim, os pais diminuem o consumo de compras na cantina da escola. Outra dica importante na hora de procurar escolas para os filhos é conhecer a proposta da cantina.

Publicidade