Saúde e Bem-estar

Alimentação rica em vitaminas reforça o sistema imunológico

Alimentos ricos em zinco, probióticos, vitaminas e antioxidantes são os mais importantes

Manter uma alimentação balanceada e saudável é a chave para aumentar a imunidade, através dos nutrientes oferecidos pelos alimentos. Em tempos de coronavírus, esse é um dos temas mais discutidos entre as pessoas que buscam diversos meios de ficar protegidas contra o vírus.

Há alguns fatores ligados ao sistema imunológico que são importantes para o funcionamento do organismo, como a saúde intestinal. Em entrevista à revista Vogue, a nutricionista Luna Azevedo evidencia a importância de ingerir alimentos ricos em zinco, probióticos, vitaminas A, E, C e D e antioxidantes, além de manter o corpo sempre hidratado, para melhorar o funcionamento do corpo. 

De acordo com alguns estudos, os riscos de contágio diminuem em 80% quando as pessoas estão hidratadas, já que, desta forma, as mucosas recebem quantidades adequadas de umidade. “É importante lembrar também de manter o corpo devidamente hidratado, principalmente em caso de febre, onde muitas vezes ocorre desidratação”, explica Luna.

Além disso, a dieta também deve reduzir os níveis de consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes. Aliada aos exercícios físicos, a rotina saudável pode ter seus resultados ampliados.

Veja abaixo os benefícios dos nutrientes e onde encontrá-los:

Vitamina A: encontrada em vegetais como espinafre e couve, frutas e hortaliças como mamão, cenoura e manga. A vitamina A é responsável pela atividade antioxidante, diferenciação celular e regulação pulmonar.

Vitamina C: presente em frutas como laranja, morango, tangerina, limão e goiaba e vegetais verde-escuros. A vitamina C atua diretamente no sistema imunológico, com a produção e diferenciação das células, além da ação antioxidante.

Vitamina E: castanhas, nozes, amêndoas, semente de girassol, linhaça e gergelim são as fontes desse nutriente. Sua função é aumentar a produção de anticorpos.

Ferro: encontrado em vegetais, leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, cereais integrais e sementes. Além disso, a união entre alimentos ricos em ferro e os que são fontes de vitamina C facilitam a absorção corporal desse mineral. O ferro faz parte da composição de várias proteínas, incluindo as de transporte de oxigênio.

 Além das vitaminas e dos minerais já listados, há outros nutrientes que aceleram a melhora do sistema imunológico, como o ômega 3, que combate os radicais livres e é anti-inflamatório. A arginina, por sua vez, diminui o tempo do processo de cicatrização, principalmente por sua ação vasodilatadora. Ela é encontrada em carnes, leites e ovos.