Saúde e Bem-estar

Alimentação saudável é a chave para evitar o efeito sanfona

  É importante fazer as quatro refeições diárias sem pular nenhuma delas

Emagrecer muito rápido e voltar a engordar de novo, é assim que é conhecido o efeito sanfona, onde as pessoas perdem peso e ganham muito fácil. De acordo com o médico endocrinologista, Cesar Penna, o efeito sanfona pode ser perigoso para a saúde, já que ela traz o aumento da gordura corporal. 

“Após passar por uma dieta muito radical e o paciente volta a comer normalmente, é possível que venha a ganhar peso, só que nesse ganho, não recuperamos a massa muscular perdida, mas ganhamos gordura corporal, que às vezes pode apresentar um peso maior do que no começo. Isso é o efeito sanfona, o fato de emagrecer e voltar a engordar. Nesse processo, e com o tempo, vamos mudando também nossa composição corporal”, explica o médico.

Além do ganho de gordura, há também a possibilidade de problemas de saúde em relação ao peso. “Problemas nas articulações, na coluna, além disso, ele pode provocar lesões na pele, pâncreas e coração, que passam a trabalhar muito para manter sua vitalidade. A saúde mental também pode ficar comprometida já que quando a pessoa volta a engordar pode se sentir frustrada com o resultado e mudanças rápidas de aparência” relata o especialista.

Para o médico, o hábito alimentar saudável é a chave para o emagrecimento com saúde e evitar o efeito sanfona. “Uma dieta equilibrada permite que as pessoas possam se alimentar vez ou outra de comidas mais calóricas, mas ela não é a base da alimentação dessa pessoa. Isso não significa comer menos, mas optar por refeições mais saudáveis e livres de produtos ultraprocessados. A prática regular de exercícios físicos também auxilia na manutenção do peso e no equilíbrio do organismo” reforça Penna.
 
Como criar o hábito de uma alimentação saudável?
 
Falar é fácil, o mais difícil de criar uma alimentação saudável é criar o hábito, já que para manter uma boa alimentação é necessário evitar comidas processadas, fast foods e lanches, que muitas vezes são pouco nutritivos, mas ganham espaço na rotina diária por serem práticos e mais baratos.
“Para uma alimentação equilibrada, é necessário ter algumas regras e disciplina. Frequente as feiras da cidade pelo menos uma vez por semana, assim sempre terá as verduras frescas em casa, e evitará pedir comida por aplicativos. Criar um cardápio semanal e garantir que terá todos os ingredientes em casa ajuda a implementar o novo hábito. Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado para não esquecer nenhum item” diz o médico.
Respeite as refeições diárias
 
É importante fazer as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche a jantar) sem pular nenhuma delas. “Respeitar esses horários é a melhor forma de manter o organismo sempre abastecido, evitando assim a compulsão pela comida. Desta maneira fica mais fácil resistir à tentação de comprar guloseimas para comer entre as refeições principais” finaliza Penna.

Por Raísa Carvalho