Saúde e Bem-estar

Alimentos que saciam e ajudam na dieta

A saciedade é um processo que está ligado à sensação de satisfação, ou sentir-se “cheio”, como é popularmente conhecido

Quando se fala em dieta muitos pensam em comer pouco ou se restringir de vários alimentos, mas não é bem assim. Uma alimentação balanceada é essencial para a reeducação dos hábitos e uma das chaves para esse equilíbrio é o consumo de alimentos que auxiliam na saciedade, e é isso que vamos ver agora.

O que é saciedade?

Antes de conhecer esses alimentos, é necessário entender o que o termo significa. A saciedade é um processo que está ligado à sensação de satisfação, ou sentir-se “cheio”, como é popularmente conhecido. Isso acontece no consumo de proteínas, por exemplo, que atua produzindo maior estímulo hormonal, fazendo com que a sensação de saciedade dure por mais tempo.

Sementes de chia

Esta sementinha é recheada de benefícios. Primeiramente, ela é mais de 80% fibra, alimento que não possui calorias e resiste ao processo de digestão, ou seja, dá a sensação de saciedade. Por exemplo, ao ingerir 28g de chia, você estará consumindo 11g de fibras.

Ela vai muito bem com água, sucos, leite, leites vegetais, pois em contato com o líquido, ela se transforma em uma espécie de gelatina, podendo até mesmo virar um pudim.

Lentilha

Presente na base de qualquer dieta vegana ou vegetariana, a leguminosa é cheia de proteína e fibra. Apenas 100g de lentilha cozida contém 8g de fibras, 9g de proteínas, 369mg de potássio e diversas vitaminas.

Batata doce

Conhecida por ser comida de “marombeiros”, o tubérculo é uma ótima fonte de vitamina A e fibras. Mesmo sendo considerado um carboidrato, é um dos alimentos que mais satisfazem o apetite, mantendo três vezes mais do que a média de tempo de saciedade dos outros alimentos.

Brócolis

Este ouro verde é riquíssimo em quase tudo. Uma xicara de brócolis picado contém fibra, proteína, potássio, folato, vitaminas C, K e A e ainda tem efeito anticarcinogênico e antioxidante. Não é atoa que as mamães insistem no consumo de brócolis.

Gorduras

Isso mesmo, gorduras! Claro, as mais saudáveis como azeite de oliva, castanhas, abacate e peixes, são gorduras promovem maior saciedade. O abacate, por exemplo, é ótimo para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Em 300g de abacate contêm 5g de proteína, além de o dobro de potássio que uma banana grande.

Aperitivos de sexta à noite

E quem disse que os petiscos que comemos não são saudáveis? Castanha, amendoins e nozes são calorias ricas em gorduras boas, e consumindo dentro da medida pode ser benéfica para quem quer emagrecer, pois através de pesquisas realizadas sobre o consumo de castanhas, foi comprovado que quem consome essas amêndoas tende a comer menos durante o resto do dia.

E a queridinha de muitos, pipoca! Preparada de maneira saudável, a pipoca é uma ótima fonte de fibras e perfeita para pessoas que precisam mastigar o tempo todo, por ter baixíssimo teor calórico.

Proteína não é só carne

Muito se engana ao achar que a proteína só vem da carne. Ela está presente em diversos alimentos como sementes, grão de bico, lentilha, ervilha, feijão quinoa, e claro, carne, peixe, leite, ovo, queijo e iogurte. É importante variar os alimentos para a absorção de mais nutrientes e vitaminas.

Conclusão

Aposte em fibras e proteínas, elas são a base da saciedade e vai te ajudar em quase qualquer dieta.