PUBLICIDADE
SAÚDE
Anemia deve ser avaliada de acordo com cada paciente
O hemograma é um exame de triagem que auxilia ao médico a diagnosticar a anemia
Por Folha Web
Em 10/07/2019 às 00:00
A médica hematologista Cibelli Navarro, explica que precisa haver exames específicos e diagnosticar qual é o motivo que leva o paciente a sofrer de anemia (Foto Geziel Ribeiro)

O hemograma é um exame de triagem que auxilia ao médico a diagnosticar a anemia. Porém o diagnóstico não deve parar por ai. De acordo com a médica hematologista Cibelli Navarro, é preciso fazer uma investigação que avalia a deficiência no sangue de acordo com cada paciente.

“O hemograma aponta contagem dos elementos do sangue (glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas), ele é o exame que chamamos de pontapé. Ele vai ajudar o médico a pedir os próximos exames e procurar descobrir por que o paciente está anêmico” explica.

Durante a investigação, os médicos devem procurar se a causa vem de uma doença falciforme. “Cada paciente deve possuir um diagnóstico específico, o médico precisa avaliar se a causa é genética, ou se há algum sangramento no estômago. No caso das mulheres, durante a menstruação, uma anemia pode ser registrada. Em idosos o diagnóstico também é comum” ressalta.

PUBLICIDADE

É importante falar é que o hemograma pode apontar outras como problemas de tireoide ou se há alguma infecção grave. O médico deve fazer uma autoavaliação e indicar um especialista para consulta.

“O perfil do paciente também define como será o tratamento, se é uma criança, uma mulher, homem, se é uma pessoa vegetariana que opta por não consumir carne vermelha, ou se é algum paciente que tem alergia e por isso não absorve o ferro” disse. 

Causas

As anemias podem assim ser divididas em:

-Causadas pelo fato do corpo não produzir células sanguíneas vermelhas suficientes
-Causadas por sangramentos, que fazem com que você perca glóbulos vermelhos mais rapidamente do que eles podem ser substituídos
-Causadas pela destruição dos glóbulos vermelhos (anemias hemolíticas).

***
Gostou?
0
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!