Cotidiano

Aplicativo que registra vacinação está disponível para download

Com novas funcionalidades, o app visa auxiliar as equipes de saúde a organizar a rotina de trabalho, especialmente do registro de vacinação contra a Covid-19.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS APS (Atenção Primária a Saúde), está disponível para download. A nova versão traz novas funcionalidades que visam auxiliar as equipes de saúde a organizar a rotina de trabalho, especialmente do registro de vacinação contra a Covid-19.

Outra novidade da nova versão do prontuário, é que o aplicativo passou a disponibilizar um módulo de acompanhamento de condições de saúde dos pacientes. Além disso, o sistema vai permitir o redesign (redesenhar) dos módulos do cidadão, lista de atendimentos, lotes de imunobiológicos, configuração de AD e unificação de cadastros.

E também será possível a transmissão de prescrições de medicamentos e encaminhamentos para o centralizador nacional e o envio automático para as instalações centralizadoras estaduais.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou em nota que reforça a importância de as gestões locais de saúde atualizarem o sistema.

Sobre o prontuário –  O Prontuário Eletrônico do Cidadão é um programa (software) onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. 

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.