Saúde e Bem-estar

Aprenda a identificar sinais de ansiedade nos cães e gatos

Veterinária recomenda evitar hábitos que aumentem o nível de stress nos animais. Saiba quais

Um alto nível de ansiedade pode trazer problemas sérios à saúde do seu animal de estimação. De acordo com a veterinária Laura Martins, em alguns casos mais agravados os animais podem desenvolver um excesso de lambedura e até começar a arrancar a própria pelagem.

“Eles se lambem muito até se machucarem, muitas vezes, tentam se machucar passando por locais impróprios” explica. Ela explica que existem tratamentos com medicações destinada aos animais além de incluir alguns hábitos saudáveis na rotina.

“É sempre um processo, o tutor deve ter o manejo do animal em casa, desde jovem apresentar sons diferentes, habituar a presença de outros animais, e também fazer com que o animal possa conviver com mais gente do que normalmente tem em casa por meio de passeios em locais abertos” ressalta a veterinária.

A especialista reforça que os donos devem incluir atividades prazerosas no dia a dia do pet. “Criar brincadeiras e também ficar atento a alimentação do cão com ração de qualidade” disse.


Cada vez mais, os animais estão com uma qualidade de vida melhor e mais longa com isso estão ficando mais idosos e enfrentando mais problemas de saúde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Viagens e separação

Outro momento que pode ser estressante para os cães e os gatos são quando os tutores precisam se ausentar para uma viagem ou por muito tempo. “A dica é introduzir a presença de quem vai cuidar do seu animal por um período de até uma semana, para que seja um período agradável e que seja o menos traumático” disse.

Se o animal vai viajar com o tutor, seja de carro ou de avião, também é necessário passar por um preparo. “É preciso dedicar um tempo de qualidade com seu pet. Os tutores devem estar atentos a sinais de falta ou excesso de apetite, sono excessivo e agitação excessiva, além de sempre manter as consultas veterinárias em dia” disse.

Pandemia

Cada vez mais, os animais estão com uma qualidade de vida melhor e mais longa com isso estão ficando mais idosos e enfrentando mais problemas de saúde. “Durante a pandemia, muitos animais foram adotados para suprir a ansiedade dos próprio tutores, como uma distração para as pessoas ficarem mais tranquilas em casa” relatou.

Segundo ela, muitos desses cães e gatos foram adotados por pessoas que nunca tiveram animais na vida. 

“Muitas vezes, os animais são tratados como crianças, e a superproteção pode deixar os animais ansiosos, e o animal percebe tudo, e quando os tutores saíram do período de quarentena, esses animais muitas vezes foram deixados sozinhos, o que aumentou níveis de stress, e tem animal que fica sem comer, ficando doentes, e ansiedade pode criar problemas cardíacos, falta de ar, e outros, Também indicamos que os humanos devem evitar “dar muita atenção” ao momento de saída de casa, assim como ao seu retorno, para que estas movimentações não sejam relacionadas com sentimento de perda ou celebração, e provoque mais ansiedade no seu animal” finalizou. 

Por Raisa Carvalho