Saúde e Bem-estar

As profissões do futuro na área da saúde

Saiba quais profissionais da saúde ganharão mais destaque e prestígio no mercado de trabalho do futuro

Com a evolução da tecnologia, muitas das profissões deverão mudar – ou até mesmo deixar de existir nos próximos anos. A ideia é que a tecnologia possa auxiliar o ser humano, principalmente em tarefas mais mecânicas, permitindo que as pessoas tenham mais tempo para criar e atuar em áreas em que o contato humano seja essencial.

Na área da saúde, ainda que a tecnologia tenha auxiliado diagnósticos e tratamentos cada vez mais precisos, muitas profissões continuarão em alta ou até expandirão a sua influência nos próximos anos.

Dessa forma, antigas profissões da saúde e algumas novas funções vão ganhar mais espaço e importância, trazendo mais prestígio e retorno a esses profissionais que se dedicarem a ser especialistas.

Segundo levantamento da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (U.S. Bureau of Labor Statistics), mais da metade das 30 profissões que tiveram maior crescimento no ano passado nos EUA eram da área da saúde. O mesmo estudo apontou que elas devem continuar ampliando sua importância nos próximos anos. Essa tendência também é observada no Brasil.

Conheça um pouco dessas profissões e prepare-se para esse novo cenário para o mercado de trabalho.

Genética

Profissionais da área da genética são cada vez mais solicitados nos hospitais, nas clínicas e na indústria. O bioinformacionista é um desses profissionais que deverá ganhar ainda mais destaque em um futuro próximo, segundo afirmam alguns especialistas da área, que conseguem notar uma demanda cada vez maior para profissionais com esse conhecimento.

Afinal, as mais recentes descobertas da genética, acompanhadas do aprimoramento da tecnologia, permitem desde o tratamento de possíveis doenças até a prevenção, garantindo que problemas de saúde hereditários sejam evitados com alguns cuidados de especialistas.

Enfermeiros para idosos

A área da gerontologia deve ser uma das maiores nos próximos anos. Isso porque, no passado recente, a expectativa de vida subiu em muitos países, fazendo com que crescesse a demanda por profissionais especializados nessa faixa etária, garantindo os cuidados físicos, psicológicos e emocionais para quem deseja enfrentar com mais qualidade de vida o processo de envelhecimento natural.

O curso de enfermagem, por exemplo, pode incluir uma especialização nessa faixa etária, ampliando as possibilidades e o campo de trabalho dos estudantes. Os cuidados mais diretos, com acompanhamento a quem necessita de home care, por exemplo, têm sido uma área bastante importante na saúde.

Terapeutas

Os terapeutas, principalmente da área ocupacional, também têm visto um aumento na demanda por oportunidades. Isso porque essas terapias têm conquistado maior espaço nos tratamentos e na prevenção de diversos problemas.

A saúde do futuro deve, juntamente com a maior precisão de diagnósticos, trabalhar com estratégias de redução de danos e prevenção, investindo na melhor forma de garantir a saúde da população em todas as idades.

Publicidade