Saúde e Bem-estar

Audiência pública irá discutir efeitos da cannabis no tratamento de saúde

Evento será na quinta-feira (1º), a partir das 9h

Uma audiência pública com o tema: “CANNABIS MEDICINAL: Pela garantia do tratamento e acesso de medicamentos a base de canabidiol”, será realizada nesta quinta-feira (1º)  com programação das 9 às 12 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima.

As inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui.  Será emitido certificado para os participantes do evento que no caso de estudantes contam como horas de atividades extracurriculares.

A cannabis tem sido estudada por décadas por seus possíveis efeitos medicinais. A planta contém mais de 100 compostos químicos, conhecidos como canabinóides, que podem ter efeitos terapêuticos em condições como dor crônica, epilepsia, ansiedade, esclerose múltipla, glaucoma e náusea.

O principal canabinoide encontrado na cannabis é o THC (tetrahidrocanabinol), que é responsável pelos efeitos psicoativos da planta. No entanto, outro canabinóide, o CBD (canabidiol), tem ganhado destaque nos últimos anos por seus possíveis efeitos terapêuticos sem causar efeitos psicoativos.

Segundo estudos, o uso de cannabis medicinal pode ajudar a reduzir a dor crônica em pacientes com câncer, artrite e outras condições. Ademais, o uso de cannabis pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão em pacientes com transtornos mentais.

Apesar desses apontamentos, as medicações ainda sofrem um certo preconceito em todos os países.

A deputada estadual Catarina Guerra é autora do projeto de lei protocolou que institui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos elaborados com derivado vegetal à base de Canabidiol. Neste projeto está incluindo o Tetrahidrocanabidiol, em caráter de excepcionalidade pelo Governo do Estado e empresas privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS.

“Não podemos nos privar de discussões e evoluções que o mundo passa, em especial na saúde. Os produtos à base de Canabidiol comprovadamente ajudam as pessoas a minimizarem os sofrimentos com doenças neurológicas e várias outras patologias. Vamos colocar Roraima nessa rota e ajudar as pessoas”, destacou Catarina.

Esse projeto visa auxiliar os pacientes portadores de doenças que comprovadamente, o medicamento, diminui as consequências clínicas e sociais dessas patologias.


Deputada Catarina Guerra (Foto: Divugação)

O projeto de lei tem como principais objetivos: diagnosticar e tratar pacientes cujo tratamento com a cannabis medicinal possua eficácia ou produção científica que incentive o tratamento; promover políticas públicas de debate e fornecimento de informação a respeito do uso da medicina canábica através de palestras, audiências públicas, fóruns, simpósios, cursos de capacitação de gestores e demais atos necessários para o conhecimento geral da população acerca da cannabis medicinal, realizando parcerias público – privadas com entidades, de preferência sem fins lucrativos.