Saúde e Bem-estar

Aumenta procura de plásticas por maiores 65 anos

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostra que percentual de procedimentos em idosos passou de 5,4% para 6,6%

Pessoas de 36 a 50 anos são as que mais se submetem aos procedimentos estéticos, de acordo com o censo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). No entanto, especialistas afirmam que houve um aumento no número de cirurgias realizadas por pessoas na terceira idade.

Entre os que fizeram plásticas no ano passado, 36,3% estão na faixa etária de 36 a 50 anos. Esse grupo ultrapassou os mais jovens, de 19 a 35, que hoje respondem por 34,7% dos procedimentos. Os dados também revelam que o porcentual de cirurgias plásticas para estética em idosos passou de 5,4% para 6,6% entre 2016 e 2018. 

Segundo Níveo Steffen, presidente da entidade, chama a atenção o aumento na procura desses procedimentos por idosos. A alta nessa faixa etária pode parecer pequena, mas evidencia uma tendência. 

“Por ano, representam em torno de 70 mil a 80 mil cirurgias realizadas com o propósito de melhoria dessa parte estética”, diz Steffen. “Antes, essa faixa etária não tinha um significado dentro da cirurgia plástica estética”, completa.

Segundo ele, operações no rosto, nas mamas e no abdome são as preferidas desse público. “As pessoas chegam a essa faixa etária com saúde e vigor e, muitas vezes, o corpo não corresponde a esse bem-estar interior”, afirma o especialista. 

Aos 60 anos, a comerciante Jane Assis planeja ir para a mesa de cirurgia ainda neste mês. Depois de fazer uma mamoplastia (para modelar a mama) no ano passado, agora ela quer colocar 290 ml de prótese. “Custei a convencer o médico”, conta. 

Hipertensa, ela não teme complicações. “O que manda, em primeiro lugar, é a cabeça, se você quer aquilo, e os exames em dia”, diz Jane, que há 23 anos operou o abdome. Os resultados, diz, não são para parecer mais jovem aos olhares de fora. “Gosto para mim mesma, para olhar no espelho. Tem dia que não acredito que tenho 60 anos. Minha cabeça, pelo menos, não é de 60.”