Saúde e Bem-estar

Aumentam os casos de câncer na população de 20 a 49 anos

Crescimento do índice da doença está ligado com estilo de vida adotado pelo paciente, afirma pesquisa, normalmente com abuso de álcool e tabaco

Houve um aumento considerável no número de casos de câncer entre pessoas com idade entre 20 e 49 anos. O período analisado iniciou-se no ano de 1997 e estendeu-se até 2016. Esse crescimento chamou a atenção dos especialistas por não ser algo tão comum há alguns anos, registrando um aumento anual de alguns tipos de câncer. O câncer de tireoide teve aumento de 8,8%, o de próstata de 5,2% e o de cólon e reto de 3,4%. 

Os dados apresentados foram cedidos pelo estudo realizado pelo Observatório de Oncologia, que teve como tema “Câncer antes dos 50: como os dados podem ajudar nas políticas de prevenção”. 

De acordo com pesquisas, o aumento dos cânceres e dos índices de mortalidade por essa causa possuem ligação direta com o estilo de vida adotado pelo paciente. Pessoas que fazem consumo exagerado de álcool, tabaco, possuem uma alimentação desregrada e não praticam atividades físicas estão mais propensas a desenvolver essas doenças e outras mais. Assim também reiterou a líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). 

Com o aumento dos casos de câncer de diversos tipos, houve também crescimento no número de mortalidade pela doença. O tipo que apresenta maior número de mortes é o câncer no corpo do útero, com um aumento de 4,2% por ano; em seguida, o câncer de cólon e reto, com 3,2%; logo depois, o câncer de mama, com 2,5%; cavidade oral, com 1,2%; e, finalmente, o câncer no colo do útero, com 1% ao ano. 

Esses números funcionam como sinal de alerta para os gestores a respeito de novos tipos de políticas que podem ser aplicadas com objetivo de impedir que esses números continuem a aumentar.

Um dos principais motivos para o aumento da mortalidade é a procura por tratamento já em um estágio avançado da doença. Isso, na maioria das vezes, acaba acontecendo porque as pessoas têm uma ideia fixa de que o câncer é predominante apenas após os 50 anos de idade. Sendo assim, as pessoas de 20 a 50 anos não costumam estar preocupadas e atentas às precauções.