Saúde e Bem-estar

Autoconhecimento é essencial para a prevenção do câncer

O diagnóstico precoce desse quadro é essencial para aumentar a chance de cura e recuperação

O mês de outubro já se estabeleceu como um período de conscientização do câncer de mama, uma das doenças que mais tem ocorrência em mulheres em Roraima. O diagnóstico precoce desse quadro é essencial para aumentar a chance de cura e recuperação.

A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que acabam gerando um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, com diferentes velocidades de evolução e formas de tratamento. O importante é que a mulher conheça o seu corpo, esteja atenta a mudanças e faça a mamografia regularmente.

O autoconhecimento do corpo consiste em observar, sentir e palpar as próprias mamas no dia a dia, ao trocar o sutiã, na hora do banho, ou em outra situação em que a mulher se sentir mais confortável. Assim, será possível perceber com facilidade qualquer alteração suspeita nas mamas.

Como explica a fisioterapeuta pélvica, Elys Meire. “A mulher que se conhece, que está conectada com aquilo que ela é, tem maiores chances de descobrir se existe algo de diferente no seu corpo e enfrentar o câncer de mama de uma maneira muito mais íntegra, não afetando aquilo que ela é enquanto mulher”, destacou.

É preciso ressaltar que o autoconhecimento do corpo não substitui a mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir de 40 anos. Mulheres com histórico de câncer na família devem fazer o exame mais cedo, de acordo com orientação médica.