Saúde e Bem-estar

Banana com aveia: Conheça os benefícios dessa combinação

‘Unir frutas e o cereal é uma ótima maneira de começar o dia’ diz nutricionista

A banana é uma fruta tropical rica em carboidratos, vitaminas e minerais que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como garantir energia, aumentar a sensação de saciedade e de bem estar. Ao unir a fruta com a aveia, os benefícios para a saúde só aumentam, já que os grãos integrais são uma boa fonte de fibra, cheias de vitaminas do complexo B, minerais, carboidratos e proteína.

De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, a aveia é um cereal de grãos integrais com um bom perfil nutricional, enquanto a banana tem potássio e magnésio, minerais importantes para a saúde e desenvolvimento muscular.

“Suas fibras, proteínas, vitaminas e gorduras fazem da aveia um alimento nutritivo e seu consumo regular pode trazer muitos benefícios para o corpo como ajudar o trânsito intestinal ou aumentar a sensação de saciedade. Já a banana tem inúmeros benefícios, ela é rica em cálcio, potássio e magnésio, então é uma junção muito completa”  exemplifica.

Dado o teor de nutrientes da banana com aveia, se ambas forem combinadas em uma vitamina, podem alcançar uma contribuição nutricional superior e mais vantajosa.

“A banana irá ajudar muito quem sofre de caimbras, também auxilia na musculatura, e a fibra da aveia irá ajudar a reduzir a quantidade de açúcar que tem na banana, já que ela é um alimento com muita frutose. Unidas, a banana e a aveia se transformam em uma alimentação perfeita” diz.

Banana e aveia para crianças

A combinação também é indicada para crianças, sendo também uma boa receita para a introdução alimentar de bebês. “A aveia também é excelente por ter vitaminas do complexo B, ótimo para crianças. A banana ajuda muito na formação do osso. Inserir essa alimentação para crianças é muito benéfico, já que elas precisam ingerir mais alimentos do complexo B do que um adultos já que estão em fases de crescimento” completa.

Qual é o melhor horário?

A nutricionista também ressalta que a combinação deve ser ingerida pela manhã ou antes de alguma atividade física. “A banana com aveia é uma ótima receita para começar o dia, já que a pessoa está com o metabolismo mais rápido. Os ingredientes também são um bom pré-treino, já que os carboidratos também são recomendados, pois dão a energia necessária para a prática da atividade“, comenta.

Canela é um plus

Quem quiser dar um plus a mais na receita, é recomendado colocar um pouco de canela em pó, seja no mingau ou na vitamina de banana com aveia.

 “A canela possui propriedade antioxidante e anti-inflamatória, que protege as células do pâncreas e melhora a função do hormônio insulina, prevenindo a resistência à insulina e diabetes” finaliza Grasiely.


A nutricionista Grasiely Almeida explica os benefícios de combinar aveia com banana (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Por Raisa Carvalho